O Município de Porto de Mós voltou a organizar a Semana da Juventude de Porto de Mós, uma iniciativa que contempla dezenas de atividades dirigidas aos mais jovens e que termina no próximo sábado, dia 14. A cerimónia de abertura realizou-se no Cineteatro de Porto de Mós, na passada segunda-feira, dia 9 de maio, perante uma plateia repleta de estudantes do concelho, e teve início com um vídeo de apresentação com testemunhos de antigos estudantes que estudaram no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e no Instituto Educativo do Juncal. Os cinco casos de sucesso, hoje integrados em diversas áreas económicas, deram a conhecer a sua história pessoal, o percurso que fizeram para chegar onde hoje estão e deixaram alguns conselhos aos jovens que estão prestes a decidir a área pela qual irão enveredar.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Jorge Vala, recorreu à sua própria história para evidenciar a importância e a influência que iniciativas como esta podem ter no momento de cada jovem tomar a decisão que irá, inevitavelmente, ter impacto no seu futuro. «No meu tempo não havia [iniciativas como esta] e, se calhar, por isso é que eu estou aqui hoje. Se houvesse, provavelmente, não estaria aqui, teria seguido o caminho do meu coração – que não segui – e acabei por ser bancário durante mais de 30 anos», confessou. Jorge Vala realçou ainda a possibilidade destes jovens poderem contar com a colaboração de alguém, com experiência, para os ajudar a tomar a «melhor decisão». Dirigindo-se diretamente aos jovens, presentes na plateia, o autarca deixou um conselho: «Procurem sempre aquilo que está no vosso coração e encontrem (ou tentem encontrar), a par do que está no vosso coração, também um pouco de razão. E conjugando estes dois fatores certamente terão um futuro risonho». O investimento na juventude é, aliás, uma das prioridades deste executivo. Um investimento que, esclarece, «nunca é dinheiro gasto»: «Nós acreditamos que vale a pena investir na juventude. Nunca gastámos um euro sequer convosco, investimos em vocês, porque temos bem a certeza que o mais importante é o futuro e para o futuro só contam os mais novos, não contam os mais velhos», concluiu.

Futuro profissional é foco da “Semana da Juventude”

O primeiro dia da Semana da Juventude, a 9 de maio, foi dedicado ao 9.º ano que contemplou a mostra de oferta educativa e o workshop Inspiring Future – Tomada de decisão 9.º ano. Os alunos ficaram ainda a conhecer os cursos e projetos disponíveis no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós (AEPM) e no Instituto Educativo do Juncal (IEJ) e puderam contar com o apoio dos serviços de Psicologia e Orientação das duas instituições de ensino para esclarecimento de dúvidas.

Na terça-feira, o programa foi direcionado aos estudantes do 12.º ano e englobou um workshop Inspiring Future – Tomada de decisão e acesso ao ensino superior, a que se seguiu a apresentação da oferta formativa do Politécnico de Leiria. Já na quarta-feira, os alunos do 10.º ano tiveram a oportunidade de assistir ao projeto pedagógico de promoção da igualdade de género e de oportunidades intitulado Desafiar estereótipos, promovido pela cantora Ana Bacalhau. Ontem, o dia foi dirigido aos alunos do 8.º ano e de Mecatrónica, que puderam ver uma demonstração de Robótica e Realidade Virtual e fazer uma visita ao FabLab.

Para esta manhã está agendado um torneio interescolas, no Parque Verde, cujo público-alvo são os alunos de 10.º e 11.º ano de ensino regular e ensino profissional. Já no IEJ, ao longo de todo o dia, vai decorrer o Dia do Aluno com várias atividades previstas. Pelas 20h30 na Casa da Cultura de Mira de Aire terá lugar a sessão O Mundo do Trabalho, dirigida aos alunos dos 11.º e 12.º anos e encarregados de educação, organizada pela Escola Secundária de Mira de Aire.

Amanhã, pelas 15 horas, o Espaço Jovem irá acolher a atividade Constrói o teu futuro – procura ativa de emprego através do workshop Elaboração do Currículo e preparação de uma entrevista de emprego. Apesar de ser dirigida aos alunos do ensino profissional e superior, a sessão está aberta a qualquer pessoa. A Semana da Juventude encerra com uma festa, no Parque Verde, a partir das 22 horas, que contará com a participação de Rony Fuego e do DJ K. Miranda.

Fotos | Jéssica Silva