Um sismo com uma magnitude superior a 5.0 na escala de Richter foi sentido durante a madrugada desta segunda-feira em vários países, entre os quais Portugal, Espanha, Marrocos e Gibraltar.
De acordo com os dados disponibilizados às 5h30 pela página do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o terramoto de magnitude 5.4 na escala de Richter, registado pelas 5h11 da manhã, teve o seu epicentro a 10 quilómetros de profundidade e a 84 quilómetros a sul de Lisboa. Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, cerca de uma hora mais tarde, avançava uma intensidade de 5.3 e uma profundidade de 21 quilómetros.
Foram ainda sentidas três réplicas de baixa intensidade entre as 5h57 e as 7h14 da manhã, tendo a mais significativa delas 1.2 pontos na escala de Richter.
Aquando desta publicação não havia registo de quaisquer ocorrências relacionadas com a atividade sísmica.
Recorde que os dados sismológicos estão em constante atualização, pelo que poderão, ainda, oscilar nas próximas horas.
Os dados do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico têm por base a análise da informação cruzada com as entidades internacionais Seismological Survey of Serbia (Belgrado, Sérvia), British Geological Survey (Edimburgo, Reino Unido), Centre National de la Recherche Scientifique et Technique (Rabat, Marrocos), EMSC – CSLOC (Arpajon, França), GeoForschungsZentrum (GFZ) (Potsdam, Alemanha), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (Lisboa), Kandilli Observatory and Earthquake Research Institute (Istambul, Turquia), Instituto Geografico Nacional (Madrid, Espanha), Malaysian Meteorological Department (Kuala Lumpur, Malásia), National Earthquake Information Center, U.S. Geological Survey (Golden, EUA), Norwegian Seismic Array (Lillestrom, Noruega), Geoazur (Nice, França) e EMSC (Arpajon, França).
(Notícia em atualização)