O papel da Rádio no 25 de Abril é o mote para o espetáculo Ondas da Liberdade, cuja primeira parte estreia hoje à noite na União de Freguesias de Arrimal e Mendiga. A peça é uma produção do Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria, em parceria com o Município de Porto de Mós e com o Regimento de Artilharia n.º 4, que vai ceder camiões militares para serem usados na cenografia.
De acordo com o encenador, Frédéric da Cruz Pires, esta peça inaugural será uma interpretação teatral dos acontecimentos que levaram à primeira senha da Revolução dos Cravos, na Rádio Emissores Associados de Lisboa: «Faltam cinco minutos para as 23 horas», seguida da música Depois do Adeus. As outras partes relatarão a agitação nas três outras estações fulcrais para o sucesso do golpe militar, sendo que o espetáculo final, Ondas da Liberdade, que juntará no mesmo palco as quatro estações, está agendado para 25 de abril do próximo ano.
Com o objetivo de «dar esta oportunidade às 10 freguesias» do concelho de Porto de Mós, esta primeira estação estreia hoje junto à Lagoa Pequena do Arrimal, pelas 21h30, antes de partir numa minitournée, que termina na terça-feira, 25 de abril, na Alameda Afonso Henriques, em Porto de Mós, pelas 19h30.
Programação completa:
- 20 de abril – 21h30 – Arrimal e Mendiga – Praça dos Combatentes, junto à Lagoa Pequena, no Arrimal
- 21 de abril – 21h30 – Serro Ventoso – Largo do Salão Paroquial
- 22 de abril – 15h30 – Mira de Aire – Adro da Igreja
- 22 de abril – 21h30 – Alcaria e Alvados – Parque Chouso Verdeal
- 23 de abril – 15h30 – Pedreiras – Largo Dr. Brito Cruz
- 23 de abril – 21h30 – Juncal – Largo de São Miguel
- 24 de abril – 21h30 – São Bento – Praça das Pedras Soltas (junto ao Clube Desportivo de São Bento)
- 25 de abril – 11h30 – Calvaria de Cima – Largo da Igreja
- 25 de abril – 15h30 – Alqueidão da Serra – Adro da Igreja
- 25 de abril – 19h30 – Porto de Mós – Alameda Afonso Henriques, em frente às antigas oficinas do José David
Foto | Bruno Sousa