Podia até ter sido uma excelente jogadora de basquetebol, a modalidade pela qual começou, mas assim poderia não ter feito história. A avançada Laura Rosa, natural do Andam, marcou o primeiro golo da equipa feminina da União Desportiva de Leiria (UD Leiria) em competições oficiais, no primeiro encontro da pré-eliminatória da Taça de Portugal. O jogo, realizado na Academia do clube, nem começou muito bem para as unionistas, que aos cinco minutos já perdiam diante do FC Alverca. No entanto, a reviravolta estava para chegar e deixar as centenas de adeptos presentes em festa. Aos 39 minutos, a avançada portomosense empatou a partida com um remate rasteiro. «É uma sensação muito boa [marcar o primeiro golo], como sou aqui da região, a UD Leiria sempre foi um clube referência, por isso é uma sensação única e é histórico», frisou a O Portomosense a jovem futebolista no rescaldo da contenda. O segundo golo, que selou o resultado final em 2-1, foi marcado por Rita Gabriel já na segunda parte.
Se este foi um fim de semana de emoções fortes, o anterior também já tinha sido. A UD Leiria foi a equipa convidada do FC Porto para se apresentar aos sócios e também esse foi um jogo histórico. Apesar da derrota pesada, a UD Leiria teve a possibilidade de jogar perante mais de 30 mil adeptos (31 093, para sermos precisos) no Estádio do Dragão, a maior assistência de um jogo de futebol feminino em Portugal. «Foi uma sensação única, durante o jogo nem percebi, mas quando acabou e comecei a ver os jornais a colocarem as fotografias, percebi que estava lá mesmo muita gente e também foi uma sensação única estar ali e pisar aquele relvado natural», sublinhou. Por parte dos adeptos dos azuis e brancos, Laura Rosa sentiu também «imenso fair-play»: «Foi ótimo».
Ao nosso jornal, a avançada fez ainda um balanço sobre a evolução do futebol feminino no país. «É muito bom ver que está a crescer. Quando comecei a jogar só havia equipas de juniores e seniores, agora começamos a ver infantis, sub-13, sub-8, é muito bom porque assim começa a haver miúdas para fortalecer as equipas seniores», referiu. Laura Rosa considera que a UD Leiria está «a apostar grande e bem», mas no distrito não é caso único. «Cada vez mais equipas estão a apostar bem e vai ser uma boa evolução», acredita.
Laura Rosa começou a praticar futebol na equipa Os Vidreiros, seguiu-se a ACR Maceirinha, onde diz ter «aprendido mais futebol», passou ainda uma época no Vieirense e mais duas no Vasco da Gama. Agora faz história na primeira equipa de futebol feminino da UD Leiria, que vai competir este ano na III Divisão Nacional. A primeira fase da competição, onde as unionistas estão na Série I, começa no final deste mês.
Foto | Luís Vieira Cruz