Dirigido a alunos entre os 10 e os 17 anos, o projeto educativo Jovem Autarca já está a ser implementado nas escolas do concelho de Porto de Mós. «Fomos apresentar o projeto a todos os delegados de turma, desde o 2.º Ciclo ao Ensino Secundário, que são os que estão abrangidos, para que fossem embaixadores do projeto e divulgassem aos colegas para estes aderirem», afirmou a vereadora da Educação, Telma Cruz, na última reunião do executivo camarário. Na primeira sessão de apresentação, 85 estudantes mostraram-se interessados em participar, resta agora saber quantos destes irão formalizar a candidatura.
Recorde-se que o arranque do projeto acontece dois anos depois de ter sido aprovado o procedimento para à elaboração do projeto de regulamento municipal.
O projeto destina-se a jovens que residam e estudem no concelho de Porto de Mós e visa «potenciar comportamentos de cidadania ativa e governação partilhada, valorizando as opiniões dos jovens e suas perspetivas para o futuro». A partir de amanhã, dia 10, e até 16 de dezembro decorrerá o período de candidaturas, a que se segue uma avaliação final, e para o dia 21 está marcado um bootcamp. As eleições acontecem a 1 de fevereiro e quatro dias depois será a tomada de posse do Jovem Autarca e executivo (composto por dois vereadores e há a possibilidade de constituírem a sua equipa de trabalho até quatro conselheiros).
Após ser eleito, o Jovem Autarca terá que «gerir um orçamento anual para implementar o seu projeto; frequentar as reuniões mensais de acompanhamento do programa; acompanhar o executivo municipal em algumas ações». De forma a «permitir ao jovem conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca», o mandato tem a duração de aproximadamente um ano e não há a possibilidade de recandidatura.