A empresa Propecuária Veterinária e Farmacêutica, Lda, com sede em Porto de Mós, arrecadou já este ano duas importantes distinções que premeiam o seu desempenho global no que diz respeito ao exercício económico de 2020.

Depois do semanário Expresso lhe ter atribuído o 3.º lugar (mercado grossista) nos Prémios Expresso PME – Caixa TOP, mais recentemente a Propecuária foi distinguida pela revista Exame como a melhor PME do setor de produtos farmacêuticos. A distinção foi-lhe atribuída no âmbito da 26.ª edição das 1000 Maiores PME, iniciativa que todos os anos premeia as 1000 maiores PME e, entre essas, as melhores em 21 setores de atividade, com base em critérios quantitativos e qualitativos. No ranking das 1000 maiores, a empresa ocupa a 51.ª posição.

Este ano, a cerimónia onde foram revelados os vencedores decorreu totalmente online e foi nesse contexto que foi apresentado um vídeo onde Alexandra Freitas, filha do fundador da empresa, agradece o prémio, afirmando que «é um orgulho para a Propecuária ser distinguida como a melhor empresa no setor de produtos farmacêuticos». «É um forte incentivo para continuarmos a desenvolver e a prestar um serviço de excelência», refere a responsável, acrescentando que «esta distinção é fruto de uma estratégia implementada desde 1979», ano em que seu pai, Pedro Freitas fundou a empresa, regendo-se esta, desde essa altura, «por vários valores que privilegiam a proximidade com cada cliente, a inovação, a melhoria dos serviços e a parceria de confiança entre clientes e fornecedores».

A Propecuária é empresa líder no setor veterinário atuando «nos diferentes canais especializados em Portugal, como os Centro de Atendimento Médico Veterinários e lojas da especialidade. Diferencia-se pelo aconselhamento de médicos veterinários e outros profissionais especializados». Em 2004 o grupo a que a Propecuária pertence foi aumentado com a criação de uma segunda empresa, a Wepharm-Animal Welfare. O grupo com uma faturação superior a 37 milhões de euros conta com mais de 4 600 clientes, mais de 70 colaboradores, comercializando duas marcas próprias e seis exclusivas