Início » PSD da Batalha quer explicações sobre novo pavilhão desportivo a ser construído na vila

PSD da Batalha quer explicações sobre novo pavilhão desportivo a ser construído na vila

6 Fevereiro 2023
O Portomosense

Texto

Partilhar

O Portomosense

6 Fev, 2023

O PSD da Batalha «exige saber» da parte da Câmara local «se estão a ser utilizados dinheiros públicos», nomeadamente «cerca de 95 000 euros em estudos e projetos» para um pavilhão desportivo situado num terreno alheio à Câmara, «propriedade de privados». Em comunicado enviado à nossa redação a propósito da intenção da Câmara da Batalha de construir um pavilhão com capacidade para 1 200 pessoas na zona frontal ao Jardim dos Infantes, o PSD daquele concelho questiona se a autarquia «procura obter o referido terreno através da compensação do licenciamento de novo loteamento em terreno agrícola», loteamento esse que, segundo aquele partido, «prevê três lotes para prédios e 17 lotes para moradias, numa transformação milionária de um terreno agrícola. Terreno esse situado em reserva ecológica nacional e dentro das zonas de leito de cheia do rio».

O PSD batalhense exige também saber «qual a data prevista de conclusão da obra do pavilhão de São Mamede, intervenção essa que estará parada há mais de um ano» e que, no entender daquela força partidária, permitiria «colmatar parte das necessidade desportivas da freguesia de São Mamede e do concelho da Batalha». Tendo em conta a «paragem e projeto de alterações», os sociais democratas locais entendem que «a atual maioria que governa o Município da Batalha precisa de clarificar quanto é que se vai gastar a mais na conclusão do projeto».

A encerrar o comunicado, o PSD da Batalha afirma que «em síntese, este é um verdadeiro negócio da China e uma grave violação da elementares regras urbanísticas, ao atribuir direitos de construção – e ocupação de solo quase a 100% –, na perspetiva de obter terrenos em compensação para construir um mega Pavilhão que o atual presidente nunca conseguiu fazer em Leiria» – Raul Castro, atual presidente do Município batalhense foi também presidente da Câmara Municipal de Leiria. Nessa medida considera que «a expansão urbanística da Batalha é necessária, mas sem violar os elementares direitos urbanísticos e ambientais».

A tomada de posição do PSD surge na sequência de uma notícia publicada na edição de 19 de janeiro do Região de Leiria, com base em dados recolhidos no portal Base, o portal que centraliza a informação sobre os contratos públicos celebrados em Portugal continental e regiões autónomas. De acordo com aquele semanário, a Câmara da Batalha vai construir um pavilhão desportivo com capacidade para 1 200 pessoas sentadas na zona frontal ao Jardim dos Infantes, estando já em execução o projeto de arquitetura, orçado em 71 mil euros. O futuro pavilhão terá cerca de 4 250 metros quadrados de área de construção e deverá funcionar como campo para jogos de futsal, andebol, basquetebol e voleibol. Contará ainda com balneários, salas de massagem, gabinete de primeiros socorros, controlo antidoping e espaço para conferências de imprensa, área de confeitaria e bar e instalações sanitárias, entre outros.

Além de ficar preparado para acomodar a prática de várias modalidades, o novo pavilhão poderá acolher também atividades culturais, o que implicará a instalação de um palco no topo do edifício com, no mínimo, 12 metros de comprimento por 10 de largura.

A informação disponibilizada indica que o pavilhão será construído na rua Dr. Armindo Arede de Carvalho, ao lado do local para onde está também previsto um novo centro de saúde.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque