Na próxima semana, entre os dias 7 e 12 de novembro, em Mira de Aire, vão haver sessões gratuitas de Psicoterapia e Constelações Familiares. A mentora da iniciativa e dona do consultório é Elisabete Lourenço que pretende que as pessoas possam, «sem compromisso, ter uma experiência daquilo que é o serviço» e, além disso, «desmistificar o recurso ao apoio emocional». A opção de dinamizar esta iniciativa teve em conta o facto de considerar que, «nesta fase de incerteza, existem pessoas a precisar de apoio para conseguirem lidar com isto, e não estão a procurar». «Acho que o momento que estamos a atravessar é desafiador em termos psicológicos e emocionais e este tipo de serviços, nesta fase, é mesmo necessário», afirma Elisabete Lourenço em declarações ao nosso jornal.

De acordo com a terapeuta, «a Psicoterapia Somática é uma vertente da Psicoterapia que tem em conta a relação entre a mente e o corpo» e, com este “tratamento”, «a pessoa acaba por aprender a ter ferramentas para lidar com os seus desconfortos emocionais». Já no caso das Constelações Familiares, parte-se do princípio «de que fazemos parte de um sistema, um clã que é a nossa família e, da mesma maneira que herdamos o ADN, herdamos hábitos e posturas, que são coisas que estão guardadas no nosso inconsciente». Na prática, Elisabete Lourenço faz com que os utentes usem «bonecos da Playmobil» para representarem as suas relações: «Por exemplo, se o problema que a pessoa traz é a relação com o marido, eu peço que escolha um boneco que a represente e o coloque na mesa, e depois peço que faça o mesmo com um boneco representativo do marido. Se esse boneco é colocado bastante distante do boneco original e de costas, percebemos a distância entre o casal», exemplifica. A questão é passar a ver as nossas emoções «de fora», o que faz com que seja «mais fácil entendermos as dinâmicas ocultas que dominam as nossas relações», explica.

Segundo Elisabete Lourenço, qualquer pessoa, «desde que sinta um desconforto emocional ou uma vontade de autoconhecimento», pode procurar estes serviços. As marcações para estes dias de sessões gratuitas podem ser feitas através do e-mail info.elisabetelourenç[email protected], do contacto 918 816 210 ou no site www.elisabetelourenco.com