Porto de Mós foi o concelho de partida para as 28 equipas participantes no Rallye Verde Pino, que percorreu todos os concelhos do distrito de Leiria no último fim de semana de abril. A prova passou por 10 concelhos durante três dias, com início junto à Central das Artes, em Porto de Mós, a 28 de abril, e terminando no Kartódromo Internacional de Leiria, nos Milagres, no domingo (30 de abril). Este que é considerado o rali mais longo do país, com 113,1 quilómetros de especiais cronometradas, contou com a participação de vários pilotos nacionais e internacionais. Destaque para o piloto oficial da Peugeot (205 Turbo 16) Jean-Pierre Nicolas, vencedor de cinco ralis do campeonato mundial, que marcou presença nesta que foi a 14ª. edição do Rallye Verde Pino.
Relativamente às classificações, na categoria dos Clássicos, a equipa composta por José Denis e José Ferreira, num BMW 320i, foi a vencedora. O piloto Michael Braun e o copiloto Ivo Santos, num BMW M3, conquistaram o segundo lugar. O pódio ficou fechado com a dupla Pascal Regnier e Maryline Furnemont, ao volante de um Ford Escort RS 1800.
Nos Desportivos, Bruno Pedrosa e António Pereira (Honda Civic) lideraram a prova, o piloto Dirhal Jamnadas e o copiloto Gonçalo Silva (Citroën Saxo Cup) alcançaram o segundo lugar e o terceiro posto foi conquistado pela equipa de Filipe Ramos e Vitor Rosa (Citroën Saxo).
Em declarações a O Portomosense, Pedro Alves, presidente do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML) – entidade organizadora da prova – mostrou a sua satisfação por tudo ter corrido como planeado: «Toda a prova correu bem, tanto da parte da organização como dos concorrentes, não tendo existido incidentes de maior a registar», realçou. O responsável máximo pelo NDML acredita que «os concorrentes, de uma maneira geral, ficaram satisfeitíssimos e pensam voltar».
Foto | Rita Santos Batista