Alcobaça, Marinha Grande e Pombal vão receber, nos dias 11 e 12, o conhecido Rallye Vidreiro Centro de Portugal, que este ano irá ser a última etapa do Campeonato de Portugal de Ralis. Esta prova, que está a ser organizada pelo Clube Automóvel da Marinha (CAM), vai contar com a presença de 76 pilotos inscritos e no final vai decidir quem será o novo campeão nacional.
A edição de 2024 traz algumas novidades, como a existência de uma aplicação onde as pessoas poderão acompanhar as provas. Mas há mais, de acordo com Pedro Batalha, porta-voz do CAM: «O centro nevrálgico do rali passa a ser em Alcobaça, ao contrário de todos os anos anteriores, em que o rali do Vidreiro teve como sede a Marinha Grande». Esta alteração acontece «desde o ano passado», uma vez que as autarquias de Alcobaça e de Pombal estão a auxiliar o CAM a organizar esta prova, o que faz com que a sede do rali «passe a ser rotativa».
«Esta alteração implica que o parque da assistência do rali, verificações técnicas e documentais, a estrutura principal da prova, a sala de imprensa, o centro operacional e tudo que vem da Marinha Grande passe para Alcobaça», explica o porta-voz.
O rali começa hoje, 10 de outubro, com as primeiras verificações. Na sexta-feira, dia em que arranca a prova em concreto, os pilotos poderão contar com o Free Practice (8 horas), onde poderão ambientar-se ao terreno e aquecer as suas máquinas para a Qualifying Stage (9 horas), que acontece logo de seguida. O Shakedown está marcado para as 10h30, seguido pelas duas primeiras especiais da prova, a passagem pelo troço de São Pedro do Moel (14h30 e 17h30). A pouco tempo de se encerrar a prova, na sexta-feira, os pilotos vão ainda realizar a Super Especial Citadina (21h00), bem em frente à Câmara Municipal.
No sábado, último dia de competição do Campeonato de Portugal de Ralis, Pombal e Alcobaça serão os palcos para os despiques finais. A luta das classificativas faz-se na Mata Mourisca (às 9 horas e às 11h30) e em Pombal (9h40 e às 12h10). A última etapa irá realizar-se na especial de Alfeizerão (15 e 17 horas), onde os pilotos serão desafiados a realizar um dupla passagem.
A entrega das medalhas e a subida ao pódio está marcada para as 18h30, em frente ao mosteiro de Alcobaça.
Foto | Rallye Vidreiro – Centro de Portugal