O Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros, de Arrimal, vai participar no Festival Internacional de Marraquexe (Marrocos), «um dos maiores no continente Africano», revelou a O Portomosense o presidente do grupo, Luís Carlos. O festival realiza-se entre 26 e 31 de outubro e o rancho de Arrimal «será provavelmente, ainda sem certeza», o único participante português. «Fomos convidados pela organização em abril, mas o grupo nessa altura ainda estava a dar passos “miudinhos”, porque vínhamos da COVID-19», começa por explicar o presidente. O convite não foi, por isso, analisado de imediato: «Precisávamos que o grupo andasse primeiro e começámos por fazer um Festival Nacional em maio e a restante época aconteceu dentro do que era normal».
Com a atividade estabelecida e com um reforço do convite feito pela organização internacional em junho, a direção considerou que estava na altura de «analisar» com mais cuidado esta possível participação. «Sabíamos que era um festival que ia ficar dispendioso e teríamos que ter apoios», salienta. Além da própria direção e dos elementos do rancho, que comparticipam a viagem, o grupo receberá ainda o apoio do Município de Porto de Mós e da Junta de Freguesia de Arrimal e Mendiga.
A logística está «praticamente pronta», mas «é muito exigente». «Estamos a falar de um país que não é na Comunidade Europeia, quase todos no grupo tivemos que tratar de passaportes, levar as vacinas da COVID-19, marcar testes de COVID-19, é uma logística grande, mas as coisas estão encaminhadas», garante. Esta será a «19.ª saída» do Rancho Luz dos Candeeiros de Portugal Continental para participar em festivais internacionais.
Foto | Jéssica Moás de Sá