O Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros, da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga, esteve presente entre os dias 7 a 11 de outubro no sul de França, no principado do Mónaco e em Itália, no âmbito da sua participação no World Folklore Festival. O convite para este festival surgiu no mês de março, altura em que o presidente da coletividade, Luís Carlos, explica ter reunido o grupo para perceber se os seus integrantes estavam «disponíveis a deslocar-se para a região do Mónaco e arredores» e se havia apoios financeiros disponíveis para que pudessem aceitar este desafio. No que toca aos custos, «grande parte das despesas foram asseguradas pelo Rancho», juntamente com o apoio da União de Freguesias do Arrimal e Mendiga e da Câmara Municipal de Porto de Mós, garante.
42 elementos partiram então rumo à 21.ª “internacionalização” deste Rancho Folclórico, «uma experiência bastante enriquecedora, especialmente em termos culturais». Desde que chegaram a Nice e até ao regresso a Portugal, Luís Carlos afirma perentório que os seus elementos «foram sempre muito bem acolhidos».
Caracterizando este festival como um certame inovador, o presidente destaca os «desfiles em várias cidades» e as atuações nos «maiores pontos turísticos da região». No rescaldo desta internacionalização, admite o resultado no conhecimento de mais uma cultura e novos grupos, intercalado com a experiência de dar a conhecer a cultura portuguesa e os seus «costumes e tradições» a outros países. Este Festival contou com 11 grupos europeus, dois asiáticos e dois africanos, o que, para Luís Carlos, «permitiu conhecer a cultura de cada um», assim como «criar amizades e trocar contactos para a possibilidade futura de realizar intercâmbios internacionais».
Em relação aos pontos altos, o presidente admite que a viagem em si «foi um ponto alto». Diz que «é impossível escolher os melhores pontos» da mesma devido ao facto de que todos os dias tinham a oportunidade de visitar uma cidade diferente, nomeadamente Nice, Cannes, Sanremo, Diano Marina, Monte Carlo/Mónaco e Côte D´Azur, a possibilidade de realizarem visitas turísticas e de poderem representar Portugal através de desfiles e atuações nas cidades onde passaram.
Diário de Bordo
Para quem segue o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros no Facebook, teve a oportunidade de acompanhar, mesmo que à distância, esta experiência internacional de uma forma diferente. Durante os dias do Festival publicaram, através de fotos ou vídeos, tudo o que ia acontecendo neste certame.
Esta festividade começou no dia 7 de outubro com a chegada a Nice, na parte da tarde, em França, seguida de uma viagem para a região de Diano Marina, em Itália. Enquanto uns descansaram, outros aproveitaram para visitar a cidade, assim como a praia ao lado do hotel. No dia seguinte, foram conhecer a Fábrica de Perfumes Fragonard Eze na parte da manhã e fizeram um passeio pelo centro de Monte Carlo, no Mónaco, na parte da tarde. O dia 9 de outubro começou com um desfile de trajes em Sanremo, seguida de uma atuação «frente ao famoso Teatro Ariston». À tarde, foram para Cannes, onde também mostraram o folclore português. O quarto dia desta festa foi uma manhã livre para que todos pudessem descansar ou visitar a cidade. Durante a tarde, decorreu um desfile e uma atuação no centro de Diano Marina, seguido de uma deslocação para o palco principal para realizar a atuação principal do rancho «entre 15 grupos folclóricos de 12 países do Festival Internacional». No último dia desta experiência, no dia 11 de outubro, tomaram o pequeno-almoço, saíram do hotel e regressaram a casa, sendo que chegaram «por volta das 18 horas ao Arrimal».
Foto| DR