Em 194 operações aprovadas e com mais de 40 milhões de euros de fundo comunitário atribuídos, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), no âmbito do designado Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, teve a melhor taxa de execução (62,2%) de fundos europeus do Programa Operacional do Centro, no primeiro semestre de 2022, revela a CIMRL, em nota de imprensa, divulgada na passada semana.
Segundo o último Boletim Mensal publicado pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020, Leiria foi a região que apresentava, no final do mês de junho, o maior fundo per capita (1 236 euros) devido, na sua maioria, «às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas».
Leiria destaca-se também por ter a maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais oito pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros, isto quanto à componente da territorialização dos fundos, que agrupa os fundos aprovados através dos vários sistemas de financiamento a entidades públicas e privadas. Ainda no boletim relativo a junho deste ano, é possível constatar que além da Região de Leiria também a Região de Aveiro conta com um maior fundo aprovado (26% e 23%, respetivamente), representando «apenas o sistema de incentivos aprovado para as empresas o montante 207,8 milhões de euros», no âmbito do Portugal 2020.
De uma forma global, o Programa Centro 2020 aprovou, ao nível do critério “investimentos municipais”, no território da Região de Leiria, até ao passado dia 30 de junho, «192 candidaturas de iniciativa municipal», o que representa um investimento total de «140,6 milhões de euros e um fundo aprovado de 91,1 milhões de euros».
Da CIMRL fazem parte 10 municípios, são eles: Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Um território que, segundo os dados dos Censos 2021 (os mais recentes) conta com uma população residente de cerca de 290 mil habitantes.