A cidade de Leiria, que se diz “que não existe”, quer provar precisamente o contrário, e é com esse ângulo que está a participar na 34.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se iniciou anteontem, 28 de fevereiro, e termina a 3 de março, no pavilhão 2 da Feira Internacional de Lisboa (Parque das Nações), inserida no stand da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (que inclui também os municípios de Porto de Mós, Batalha, Marinha Grande, Pombal, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, bem com algumas empresas e associações de desenvolvimento local).
Em nota de imprensa, o Município de Leiria faz um convite a todos, «inclusivamente os negacionistas e seguidores das teorias da conspiração, para explorarem o concelho sob uma nova perspetiva», com o objetivo de «ser o destino mais procurado na BTL».
Ao longo dos cinco dias de exposição, o mito #leirianãoexiste vai estar em destaque, com um sorteio homónimo onde serão entregues dezenas de prémios imediatos, «para viver e conhecer Leiria com intensidade, desde vouchers para alguns dos principais eventos a produtos gastronómicos locais» (todos os participantes no sorteio ficam habilitados a um prémio final, de uma estadia para duas pessoas e entrada em sete espaços expositivos de Leiria).
Nos eventos incluem-se a Tradicional Feira de Leiria, o Leiria Sobre Rodas, o Nexxt, «que vai colocar Leiria no coração do ecossistema empreendedor nacional», mas também as ofertas mais clássicas – o Castelo ou o Carnaval de agosto na marginal da praia do Pedrógão. Na gastronomia, destaque para a presença da “prata da casa”, com o chef Luís Gaspar, embaixador da oferta gastronómica de Leiria, e os tradicionais Leitão Boa Vista, Morcela de Arroz e Brisas do Liz.
Porto de Mós marca presença
«Porto de Mós é um convite à aventura, onde lendas ganham vida e a natureza desvenda os seus segredos mais profundos», lê-se nas redes sociais do Município, em jeito de convite. O concelho está integrado no stand da CIMRL, com diferentes atividades programadas para os cinco dias de exibição. «Entre castelos imponentes e grutas misteriosas, este município revela a beleza e a magia que fazem da região de Leiria um lugar único», escreve-se, dando destaque às «histórias que moldaram esta terra».
Pode visitar o stand da CIMRL entre as 17 e as 23 horas de hoje (1 de março), entre o meio-dia e as 23 horas de sábado e entre o meio-dia e as 22 horas no domingo, último dia de BTL.
Foto | CM Leiria