É já nos próximos dias 12 e 13 de fevereiro que o Santuário de Fátima promove o primeiro retiro online, através da plataforma Zoom, data em que se faz memória das Aparições, na peregrinação mensal de fevereiro.

Orientadora deste retiro, Sandra Bartolomeu, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, explicou a O Portomosense que esta foi uma alternativa ao primeiro retiro presencial do ano – Retiro da Luz do Tempo Comum –, «que foi cancelado, por força do mais recente confinamento», imposto pela pandemia de COVID-19.
Intitulado Da gruta ao Céu – habitar o coração e abri-lo ao outro, este encontro espiritual tem como mote «as três aparições do Anjo da Paz», que na gruta «apareceu aos três pastorinhos e introduziu-os a uma relação íntima com Deus, segundo as memórias da Irmã Lúcia», explica Sandra Bartolomeu, acrescentando que a proposta é que «cada um possa fazer desta condição, estar confinado em casa, gruta onde nos vamos dispor a encontrar-nos com Deus».

Nas plataformas online oficiais do Santuário, é disponibilizado o programa da iniciativa, «com momentos próprios de meditações partilhadas, de reflexão e aprofundamento espirituais». As inscrições, gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação, podem ser feitas através do site www.fatima.pt. «O retiro vai admitir um número limitado de participantes, para poder permitir que no grupo haja um ambiente familiar, de encontro e escuta, onde se prevê também que os participantes possam partilhar um pouco da sua vivência», acrescenta a Irmã Sandra Bartolomeu.