Inaugurada no final da década de 70 do século passado e prestes a completar 45 anos de vida, a empresa portomosense Rosários 4, sediada em Mira de Aire, pode agora acrescentar mais um capítulo à sua história por ter sido considerada uma das 50 Melhores Empresas Para Trabalhar (MEPT) em Portugal em 2023. Neste ranking, elaborado pela 23.ª vez pela revista Exame e em parceria com a Manpower- Group e com a AESE Business School, a produtora de fios para tricot, crochet e arraiolos foi a única do distrito de Leiria a ser galardoada.
«Participar nas MEPT foi um desafio, não apenas pela complexidade da própria candidatura, mas também pelo histórico de empresas que normalmente integram esta lista, cuja dimensão é muitíssimo maior que a nossa, e com atuação em mercados muito diferentes do da Rosários 4, ainda fortemente tradicional», explica, através de um comunicado enviado ao nosso jornal, a empresa portomosense, que acrescenta ainda que «com este resultado, [conseguiram] provar também que não é obrigatório ser uma empresa de grande dimensão para se ser uma grande empresa».
Apesar desta iniciativa ter mais de duas dezenas de edições, foi só agora, em 2023, que a Rosários 4 decidiu participar, e os resultados obtidos comprovam que este passo não foi dado em vão. «Estar entre as 50 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal é para a Rosários 4 um reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos quase 45 anos de história da empresa. Num setor e contexto geográfico em que ser resiliente tem sido um desafio, e ser inovador um desafio ainda maior, esta conquista deixa-nos muito felizes. Ela representa o resultado de uma aposta no bem-estar, no desenvolvimento pessoal e profissional, e na motivação dos colaboradores, uma dinâmica essencial para a criação de um sentido de pertença a uma organização, capaz de impulsionar toda uma equipa no sentido de missão, valores e objetivos da empresa», salienta a diretora-geral, Isolda Rosário.
Nesta edição, em que foram analisados os depoimentos de cerca de 17 mil funcionários, figura em primeiro lugar a AstraZeneca Portugal, em segundo a tecnológica Blip e, a fechar o pódio, a consultora Capgemini Portugal. Apenas os primeiros 25 lugares foram classificados, sendo que o segundo lote, onde se encontra a Rosários 4, foi elencado por ordem alfabética.