A Rosários 4, empresa especializada na produção e tingimento de fios têxteis, com sede em Mira de Aire, acaba de lhe ver ser atribuído o Estatuto Inovadora COTEC 2021, que distingue as empresas nacionais com um «elevado desempenho de inovação». Lançado em fevereiro deste ano, este selo de reputação resulta de uma parceria entre as instituições do setor financeiro e a COTEC Portugal. Nesta primeira edição foram atribuídos 566 estatutos, de um total de 1021 candidaturas recebidas, das quais 890 foram consideradas elegíveis.

Este reconhecimento da Rosários 4 vem, assim, juntar-se a outros que a empresa tem vindo a conseguir angariar ao longo dos anos, como é o caso do estatuto de PME Líder e PME Excelência, atribuídos pelo IAPMEI. Em declarações ao nosso jornal, Liliana Carvalho, a diretora de marketing, em representação da CEO da empresa, Isolda Rosário, considera esta distinção o resultado do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo dos anos por todos os colaboradores da empresa. «A Rosários 4 tem feito este caminho, este investimento de uma forma continuada e consistente, no potencial de inovação que tem. Tendo vindo a tornar-se num exemplo de aplicação desta capacidade, num crescimento rentável e de robustez financeira», sublinha. «Acima de tudo, este reconhecimento foi algo que nos deixou bastante orgulhosos», admite.

O Estatuto Inovadora COTEC tem como objetivo «a promoção do reconhecimento público de empresas que, pelo seu desempenho de inovação, constituam exemplos de criação de valor para o País» e , ainda, «o estabelecimento de uma rede de parceiros que valorizem esta distinção, potenciando os benefícios mútuos para as Empresas Inovadoras».

Liliana Carvalho reconhece que a inovação é, precisamente, uma das principais características da empresa que já conta com mais de 40 anos de experiência no setor da indústria têxtil e que a distingue de outras no mercado. «Pode ser mais visível de há 20 anos para cá mas a verdade é que a inovação sempre fez parte da história da Rosários 4 e do ADN da empresa», garante. «A inovação é uma característica que é transversal a praticamente toda a empresa, a todos os setores e que faz parte da Rosários 4 em diversos aspetos, desde o produto, à forma como comunicamos, ao desenvolvimento, até às próprias características do processo produtivo», acrescenta. Ainda assim, a diretora de marketing frisa que a inovação é um processo contínuo em que é necessário olhar para todos os pontos e perceber de que forma é que se pode inovar. «Ao fazê-lo, estamos a acrescentar valor para a empresa, para o ambiente e para todo o impacto que a empresa possa ter ao longo de toda a sua atividade», conclui.