Se não fosse a pandemia da COVID-19, o Santuário de Fátima receberia a 10 de junho, presencialmente, milhares de crianças de todas as dioceses do país na Peregrinação Nacional das Crianças, como é habitual. Face ao impedimento, o Santuário incentiva todas as crianças a uma “peregrinação pelo coração”.

Segundo refere o Santuário através das plataformas oficiais, a caminhada espiritual que é proposta baseia-se no tema do ano pastoral Louvai o Senhor, que levanta os fracos, centrando-se na esperança a que apela a mensagem de Fátima, a partir das palavras que Nossa Senhora deixou a Lúcia, na aparição de 13 de junho: «E tu, sofres muito? Não desanimes. O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá a Deus».

«Ajudar a tornar o coração de cada criança mais belo e a levar esperança a todos nestes tempos tão difíceis» é o objetivo desta caminhada espiritual, «que culmina no dia 10 de junho, com a transmissão em direto das celebrações da Peregrinação das Crianças através dos canais digitais do Santuário de Fátima», informa a Comissão Organizadora da Peregrinação das Crianças.

Esta proposta, que assenta num formato mais pedagógico e lúdico, contempla também um curto vídeo que lança a Peregrinação das Crianças, publicado na internet, onde os mais novos podem escutar Lúcia a narrar na primeira pessoa os acontecimentos de Fátima, «como muitos deles foram ocasião de sofrimento, mas como simultaneamente foram ocasião para Deus mostrar o seu grande amor, quer por cada um dos Pastorinhos, quer por toda a humanidade, um amor que jamais nos abandona, e que, por isso, se faz luz e esperança no meio da escuridão do sofrimento», segundo divulgou o Santuário.

Além da história de Fátima, Vitaminas de Esperança, um jogo familiar de tabuleiro, é outra proposta sugerida nesta peregrinação, que se baseia em pequenos excertos das Memórias da Irmã Lúcia e que «pretende ajudar, neste tempo de pandemia, a crescer com Lúcia, Francisco e Jacinta na esperança de Deus e a levá-la aos outros», refere. Segundo se pode ler na plataforma online, já se encontra na página do Santuário, até ao dia 10 de junho, o tabuleiro do jogo em partes sucessivas (uma parte do tabuleiro por semana) e os respetivos materiais de Vitaminas de Esperança.