Início » Secretário de Estado elege Pousada da Juventude de Alvados como uma das melhores do país

Secretário de Estado elege Pousada da Juventude de Alvados como uma das melhores do país

5 Fevereiro 2024
Bruno Fidalgo Sousa

Texto

Partilhar

Bruno Fidalgo Sousa

5 Fev, 2024

Foi no âmbito do programa ANDA (Conhecer Portugal) que o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, esteve esta manhã de visita à Pousada da Juventude de Alvados. Durante a passagem, o governante fez questão de salientar que esta é uma pousada que se encontra ao nível das melhores do país.

O governante fez-se acompanhar pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, e pela diretora da Movijovem, Inês Drummond, entidade que gere as Pousadas da Juventude e que em parceria com a CP – Comboios de Portugal e com o Governo quer dar «aos jovens que tenham terminado o 12.º ano no ano letivo de 2022/2023 e venham a terminar no final dos anos letivos em 2024 e 2025, a oportunidade de conhecer a diversidade cultural e o património histórico e natural do seu país através das Pousadas de Juventude e dos Comboios de Portugal, enriquecendo as experiências de viagem e de lazer», como se lê no portal da iniciativa na internet.

Ao nosso jornal, João Paulo Correia explica que esta foi das últimas das 43 Pousadas da Juventude que visitou, deixando boas perspetivas: «Esta é uma das melhores Pousadas da Juventude [em Portugal] em termos de condições, o ano de 2023 foi um dos melhores anos de sempre, o ano de 2024 será certamente melhor, porque tem o programa ANDA, que trará cá certamente jovens de outras paragens do país». Ainda assim, «neste momento a maior parte das adesões são pré-registos», pelo que não há dados de uma futura adesão. Questionado sobre a questão dos transportes e se a falta dos mesmos pode condicionar a presença de jovens em Alvados (já que o ANDA se serve de uma parceria com a CP), João Paulo Correia fala de uma «não-questão», afirmando que muitos quererão ir de transporte próprio ou coletivo para estas e outras pousadas.

«Através do ANDA (Conhecer Portugal), os jovens podem viajar durante sete dias com viagens de comboio ilimitadas e dormir seis noites na rede de Pousadas de Juventude (com um mínimo de duas noites por Pousada). Tudo de forma gratuita, para garantir que esta seja uma ação que abranja todos os jovens que terminem o ensino secundário, mitigando as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial», lê-se online. Uma iniciativa com um investimento a rondar os 4 milhões de euros para o ano 2024, presente no Orçamento de Estado.

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque