É já amanhã, 19 de fevereiro, que começam a ser vacinados os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com mais 50 e menos de 75 com alguma patologia, o que corresponde à segunda fase da vacinação, confirmou a O Portomosense o presidente da Câmara, Jorge Vala. O Pavilhão Polidesportivo de Porto de Mós foi o local escolhido para dar início a esta etapa e para ser o Centro de Vacinação, sendo que nos primeiros dois dias (sexta-feira e sábado) será feita apenas neste local. No entanto, o autarca explicou que vão existir mais três «centros ocasionais, um em Mira de Aire, na Casa da Cultura, no Juncal, no pavilhão, e na Marinha da Mendiga, nas instalações do CASSAC». A ideia passa por mobilizar as pessoas a vacinar para o centro mais próximo da sua residência.
«Aqui nestes locais vamos otimizar o funcionamento, não será exatamente com as mesmas condições que temos no pavilhão [em Porto de Mós], mas com os circuitos idênticos, vamos deslocalizar as equipas para cada um desses locais quando for a vacinação», frisa Jorge Vala. O presidente diz ainda que o Município está em contacto com as Juntas de Freguesia para assegurar «transporte sempre que necessário» para que as pessoas se possam vacinar.
Nestes primeiros dois dias, sexta-feira e sábado, o início da vacinação está marcado para as 9 horas e o término para as 13 e as 18, respetivamente. Amanhã serão vacinadas as pessoas com mais de 80 anos da freguesia de Porto de Mós, já no sábado, a vacinação será feita às pessoas com mais de 50 anos e menos de 75, com doenças associadas, também da freguesia de Porto de Mós e os utentes da USF Novos Horizontes.
Esta semana chegam um total de 200 doses da vacina, menos do que se previa inicialmente: «Tínhamos previsto receber cerca de 400 vacinas por semana e ainda hoje ouvimos que neste primeiro trimestre havia uma redução de cerca de 50%». O presidente acredita, no entanto, que as 200 doses serão uma realidade todas as semanas.