De 6 a 10 de maio, o Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo recebeu a Semana da Juventude, certame que permitiu a vários estudantes o contacto com múltiplos workshops focados na orientação vocacional, sessões de esclarecimento, palestras, exposições, entre outras atividades.
O primeiro dia teve como público-alvo os alunos do 9.º ano de escolaridade e centrou-se na temática FuturMós; 9.º ano e agora? Regular ou profissional?. O Município convidou o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e o Instituto Educativo do Juncal a divulgar a sua oferta educativa para o ensino secundário no próximo ano letivo.
Segundo a vereadora com o pelouro da Educação, Telma Cruz, «os alunos tiveram a oportunidade de visitar os stands com a divulgação de cada um dos cursos cientifico-humanísticos e profissionais das escolas do concelho (…) e a oportunidade de esclarecerem as suas dúvidas nos stands dos Serviços de Psicologia e Orientação».
No dia 7 de maio, o foco foi para os alunos do 12.º ano do ensino regular e profissional. No FuturMós; Estou no secundário. O que preciso de saber?, os jovens assistiram a workshops sobre o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho. Nesse sentido, estiveram presentes universidades, institutos politécnicos, GNR, PSP, Exército e IEFP.
Neste dia foi também apresentado o TESP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais «que pela primeira vez será ministrado em Porto de Mós, numa parceria com o Politécnico de Leiria e as empresas da região». Segundo a autarca, «após apresentação do TESP, foi entregue um documento aos alunos no sentido de fazer o levantamento dos potenciais interessados, apurando alguns alunos já interessados em frequentar o curso».
“Os jogos e a realidade virtual poderão ser usados como ferramenta educativa”
O dia 8 de maio foi um Game Day, reservado exclusivamente a jogos, contando com a presença dos alunos do 8.º, 10.º e 11.º. «Os jogos e a realidade virtual poderão ser usados como uma ferramenta educativa e oferecem um conjunto de benefícios que vão desde o desenvolvimento cognitivo, organização do pensamento até às competências sociais (…) No entanto é importante que esses recursos sejam usados de uma forma equilibrada e supervisionada», refere Telma Cruz.
O Poder da Inteligência Artificial (IA) na Liberdade foi o mote do dia 9 de maio, direcionado para os alunos do 10.º e 11.º ano. Para orador, o Município convidou o professor Ernesto Costa, da Universidade de Coimbra, fundador e responsável pela área de IA na universidade durante vários anos. «A Inteligência Artificial já faz parte das nossas vidas e em particular da dos jovens. Neste sentido considerámos importante dar a conhecer os seus primórdios, quais as potencialidades e quais os riscos», sublinha a vereadora.
No último dia do certame, da parte da manhã, aconteceu a Final Municipal do Empreendedorismo nas Escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), um «concurso de ideias onde foram apurados os alunos que irão representar o concelho na Final Intermunicipal». «Estiveram a concurso seis ideias de negócio apresentadas pelos alunos do 3.º ciclo e oito pelos alunos do ensino secundário», informa a responsável.
De tarde, celebrou-se a Festa da Juventude em parceria com a associação juvenil MataJovem, um espaço de diversão e de convívio e à noite decorreu a atuação dos Smells like 90’s e a atuação do Dj Hot Crazy Boy.
Para Telma Cruz, o balanço do evento é «muito positivo, dada a abrangência das atividades das temáticas e o seu impacto no futuro dos jovens».
Semana da Educação acontece no mês de junho
No próximo mês vai realizar-se a Semana da Educação, de 4 a 6 de junho, com o tema Sentir Porto de Mós. As atividades vão decorrer no Parque Verde, no Castelo, na Biblioteca Municipal, nos Bombeiros Voluntários, na Junta de Freguesia, no FabLab, na Central das Artes, no CIAN e ao longo da vila. Segundo Telma Cruz, a Semana da Educação vai fechar no Parque Verde com o projeto Crianças ao Palco no dia 7 de junho.