A freguesia de Serro Ventoso acaba de ver ser-lhe atribuída a Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI 2023, «o maior símbolo de sustentabilidade de Portugal», que «visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socioeconómico e cultural, implementadas nos últimos dois anos». Da lista de freguesias distinguidas, Serro Ventoso é a única do concelho de Porto de Mós a receber o galardão, um motivo de orgulho para o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Cordeiro, que vê nesta distinção um reconhecimento das ações feitas nos últimos anos, como a instalação de oleões e a criação de um compostor comunitário.
Para conseguirem obter este galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, os municípios (ECOXXI) e as freguesias (Eco-Freguesias XXI) tinham que cumprir com um conjunto de critérios de sustentabilidade. No caso das Eco-Freguesias XXI, cada uma tinha que ter uma pontuação mínima total de 50% em 10 indicadores e 33 subindicadores que «avaliam, de uma forma transversal, o trabalho desenvolvido pela freguesia no âmbito das diferentes dimensões da sustentabilidade» durante o biénio 2021/2022. Esta foi não só a primeira vez a freguesia recebeu o galardão como também a primeira em que se candidatou, num processo que demorou «quase uma semana» a concluir. «Primeiro vi os itens todos. Tem 10 itens que têm que ser respondidos, desses cada um tem mais do 10 ou 15 perguntas. É preciso responder às perguntas e enviar evidências. Eu comecei a ver os indicadores e subindicadores e no fim de ter feito algumas contas por alto pensei: “Há de ser muito mau nós não termos mais que 50%. Eu acho que conseguimos”», conta o autarca. E conseguiram mesmo. Conhecidos os resultados, Serro Ventoso obteve uma pontuação geral de 67,9% em todos os indicadores, sendo que a pontuação máxima (9,04%) foi alcançada no Indicador 4 que incide em Espaços Públicos, Espaços Verdes e Equipamentos: «Ter 68% para mim é bom e um motivo de orgulho», considera.
Nesta 4.ª edição, das 3091 freguesias atualmente existentes em Portugal, apenas 221 participaram (mais 63% relativamente a 2021), sendo que destas 178 freguesias (mais 61% face ao mesmo ano) formalizaram a candidatura, segundo dados divulgados na página do programa. Para além de Serro Ventoso vão receber este galardão outras 20 freguesias de sete concelhos do distrito de Leiria: Caldas da Rainha (cinco); Leiria (nove); Marinha Grande (dois); Nazaré (um); Óbidos (dois); Peniche (um); Pombal (13).
Implementado por uma Comissão Nacional, da qual faz parte a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o programa conta ainda com o apoio de elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros. A entrega oficial do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023 decorre esta quinta-feira, dia 13, na Casa das Artes, em Miranda de Corvo, uma cerimónia na qual Carlos Cordeiro já fez saber que irá estar presente.