A Associação de Pais da Calvaria de Cima lançou recentemente uma iniciativa que pretende «aproximar pais e encarregados de educação» da escola, fomentando a partilha de informação entre toda a comunidade educativa, avança a presidente da associação, Daniela Oliveira. A O Portomosense, a presidente explica que o projeto intitulado À conversa com… consiste em sessões online, com oradores convidados, abertas ao público em geral, mas dedicadas essencialmente a pais e encarregados de educação. Daniela Oliveira revela que a associação pretende tornar estas sessões mensais, criando assim um «certo ritmo».

A primeira sessão, na qual «estiveram presentes 57 pessoas», aconteceu no passado dia 18 de fevereiro e contou com a participação da psicóloga clínica Sónia Leirião. Como podemos gerir as regras e rotinas dos nossos filhos foi o tema geral da conversa, na qual foram abordados tópicos como «as estratégias para gerir as birras, as rotinas, o saber ouvir um não», entre outros, destaca Daniela Oliveira. No final da primeira sessão, a presidente diz que os participantes «felicitaram, agradeceram e pediram» que associação desse continuidade à iniciativa.

A dirigente associativa realça ainda a presença dos professores nestas conversas como relevante, na medida em que eles reconhecem os principais problemas das crianças, uma vez que passam grande parte do tempo com elas, considera. A questão da pandemia, por exemplo, foi mencionada por estes profissionais da educação, na primeira sessão, como um fator que veio alterar muitos comportamentos dos alunos, nomeadamente «a perda de linguagem, a falta de atividade física e a ligação mais vincada com o mundo virtual», conta, explicando que é importante ter acesso a essa informação, uma vez que desperta os pais e encarregados de educação para problemáticas atuais e que merecem ser discutidas.

A presidente avança que as sessões seguem uma «dinâmica livre, na medida em que há espaço para sugerir, questionar e debater». Em relação aos temas a abordar nas próximas conversas, refere que vão seguir muitas das sugestões dadas pelos participantes na primeira apresentação online. Estão em cima da mesa temas como a parentalidade positiva, a nutrição, a dependência das crianças relativamente aos jogos e aos ecrãs. Daniela Oliveira revela ainda que a próxima sessão se vai realizar no final deste mês, dia 31, e que a formadora convidada é, novamente, a psicóloga clínica, Sónia Leirião. Desta vez, a temática abordada será A empatia nas crianças. Como prevenir comportamentos de bullying, avança.

Revisão | Catarina Correia Martins