A equipa “Forces of Nature”, composta por Camila Pereira, Maria Jorge e Viviana Carreira, da turma 11.º CT da Escola Secundária de Mira de Aire alcançou o 3.º lugar a nível nacional, no concurso Site Star 8, na categoria Faz a Diferença, escalão 2. As alunas criaram o site Green You, que pode ser visitado em greenyou.pt com o objetivo de «dar resposta a uma necessidade sentida por parte de todos aqueles que se preocupam com a sustentabilidade local, nacional e global», pode ler-se no próprio site, onde são partilhados «conhecimentos adquiridos na sala de aula, mas também experiências e opiniões de Mirenses que, de alguma forma, contribuem para que a localidade seja mais amiga do ambiente».

As alunas explicam que o projeto foi pensado «há cerca de dois anos», quando já era do seu «conhecimento que estava nas nossas mãos contribuir para um futuro mais equilibrado e sustentável». No site podem encontrar-se ensinamentos para uma vida mais sustentável, dicas de pequenas mudanças que podem ser adotadas por todos, «receitas green», campanhas de voluntariado e eventos relacionados com a temática e ainda algumas das atividades feitas na Escola Secundária de Mira de Aire.

A concurso esteve também a equipa “Power Team”, constituída pelos alunos André Carreira, Duarte Lopes e Lara Carreira, do 8.º A, também da Secundária de Mira de Aire, que criaram o site Comer Bem e Melhor (comerbememelhor.pt), que versa questões da alimentação saudável.

Em fevereiro, a professora coordenadora que acompanhou as equipas, Filomena Miguel, explicou a O Portomosense que este concurso «permite aos alunos criarem o seu próprio site» e que, enquanto responsável, procura incentivar os estudantes a participar. Filomena Miguel considera que estas iniciativas são «muito importantes para desenvolver determinadas ferramentas importantes no futuro dos alunos» e «uma excelente maneira de complementar as aprendizagens» de sala de aula.

Em discurso direto…

Camila Pereira, “Forces of Nature”

«Este ano, juntamente com duas outras colegas, participei no concurso Site Star 8 promovido pela DecoJovem, no qual desenvolvemos um site que tinha como tema principal a sustentabilidade e ao qual demos o nome de Green You. O Green You já tinha sido idealizado há cerca de dois anos também no âmbito de um concurso a nível nacional, porém na altura quando andávamos apenas no 9.º ano não passou de uma idealização. Este ano tivemos a oportunidade de adaptar a nossa ideia a um site e aprofundar os nossos conhecimentos relativamente a este tema, que é cada vez mais importante na nossa sociedade.

Apesar de já ter participado em mais concursos em anos anteriores e saber a dedicação que estes exigem, sinto que este foi um concurso verdadeiramente desafiante, não só porque nunca tinha experimentado criar um site, como também porque exigiu uma grande capacidade de organização e trabalho de equipa, uma vez que tínhamos de conciliar a escola com o desenvolvimento da plataforma e a pesquisa de informação que pudéssemos partilhar, tendo chegado à conclusão de que para ser bem feito consome muito do nosso tempo.

Na minha opinião participar em concursos e iniciativas que nos incentivam a sair da nossa zona de conforto e pensar “fora da caixa” permite-nos alargar os nossos horizontes criativos e empreendedores, desenvolver capacidades que poderão vir a ser úteis no mundo do trabalho e, acima de tudo, descobrir um pouco mais sobre aquilo que gostamos e somos capazes de fazer, por exemplo eu descobri que gosto da parte de design gráfico e edição de vídeo.

Este concurso foi uma aventura que, assim como qualquer outra, nos deu algumas dores de cabeça e “borboletas na barriga”, no entanto sinto que fizemos o nosso melhor enquanto equipa e que levámos um leque variado de aprendizagens para o próximo desafio que decidirmos enfrentar.»

Duarte Lopes, “Power Team”

«Gostei muito de participar no Site Star 8 porque sei que me vai ajudar no futuro. Aprendi muitas coisas com este projeto, foi pena não ter ganho, mas hão de haver mais oportunidades na vida. Obrigado.»

Com Jéssica Moás de Sá
Com Marília Bernardino