O Município de Porto de Mós estreia neste ano letivo o Smiledog – Cães Terapeutas, um projeto terapêutico que irá juntar cães e seis crianças em idade pré-escolar com Perturbações do Espetro do Autismo.
De acordo com a vereadora da Educação, Telma Cruz, a empresa Smiledog – Cães Terapeutas, de Santarém, «atua na área da cinoterapia, utilizando os cães com o intuito de criar, promover e executar intervenções assistidas por animais, onde a inclusão funciona como agente motivador, para promover a saúde física e emocional do ser humano, criando momentos mágicos de empatia entre pessoas e animais» e é isso que trará a Porto de Mós.
«Baseando-se em estudos que apontam benefícios da interação entre a criança/jovem e o cão», o projeto Smiledog visa ser «uma estratégia diferenciada, na intervenção, com alunos, no intuito de promover o desenvolvimento de competências funcionais e académicas, sempre de acordo com as potencialidades/dificuldades que os alunos apresentam», refere a responsável autárquica.
«Nas intervenções, o cão funciona como instrumento terapêutico, através de um conjunto de técnicas de educação e reeducação do indivíduo de modo a desenvolver a expressividade das emoções, a cognição, as competências de relacionamento, a motricidade e competências académicas funcionais. Práticas que incluem uma relação entre o docente de educação especial, o guia, as crianças e os animais. Neste contexto o animal assume um papel de coterapeuta, mediador/catalisador e facilitador das aprendizagens para crianças e jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE), explica Tema Cruz adiantando, ainda, que o Smiledog – Cães Terapeutas irá funcionar como projeto-piloto.
Telma Cruz, tal como já o tinha feito o presidente da Câmara, Jorge Vala, na última reunião pública deste órgão autárquico, sublinha que o projeto que agora chega a Porto de Mós tem sido muito bem sucedido noutros concelhos e a expectativa é a de que possa também revelar-se uma mais-valia a nível local para benefício das crianças envolvidas..
Foto | DR