Início » Tomás Carreira vence concurso concelhio de leitura de Porto de Mós

Tomás Carreira vence concurso concelhio de leitura de Porto de Mós

16 Março 2023
Jéssica Silva

Texto

Partilhar

Jéssica Silva

16 Mar, 2023

Movidos pelo gosto pela leitura e pela escrita, 19 alunos de escolas do concelho de Porto de Mós participaram no VI Concurso Concelhio de Leitura de Porto de Mós. O evento decorreu na manhã do passado dia 7, no Cineteatro de Porto de Mós, onde marcaram presença cerca de 200 alunos de todas as turmas do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós e do Instituto Educativo do Juncal. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pelo Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares tem como objetivo «promover o gosto pelo livro e pela leitura, desenvolver as competências de leitura dos alunos do concelho, fomentar a leitura em contexto escolar e familiar e, ainda, celebrar o Mês da Leitura» – março –, que «contempla diversas atividades específicas, em contexto escolar».

Nesta edição, a obra em estudo foi Um Menino Bateu-me à Porta, da autoria de Manuela Castro Neves e da ilustradora Ana Granado, que incidia no tema do projeto educativo deste ano letivo, a Solidariedade. «Ser solidário é ser amigo, é estar sempre disposto a ajudar o próximo e é algo característico das pessoas boas – como vocês são – e, por isso, o tema deste ano é muito importante para nós, porque queremos, de facto, que, ao longo da vossa vida, sejam pessoas melhores», enalteceu o presidente da Câmara, Jorge Vala. E como é que se consegue ser uma melhor pessoa? «Lendo, continuando a ler e a aprender com quem está disposto a ensinar-vos todos os dias, os vossos professores», considera, dirigindo palavras de apreço aos docentes. O autarca terminou deixando uma mensagem, em especial àqueles que tenham o desejo de enveredar pela vida política: «Se todos têm a ambição de um dia chegar aqui, a este lugar, façam como eu fiz quando tinha a vossa idade: lia muito».

Deixado o recado, foi tempo de os 19 finalistas se deslocarem à biblioteca do Centro Escolar de Porto de Mós para realizarem a prova escrita de seleção. Enquanto isso, as largas dezenas de alunos que estavam na plateia assistiram a um espetáculo de magia apresentado pelo Mágico das Crianças.

Um concurso, três provas

Dos 19 finalistas, apenas seis passaram à fase seguinte, de acordo com a avaliação do júri, do qual fez parte a vereadora da Educação, Telma Cruz; a ilustradora da obra, Ana Granado; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Graça Barão; a bibliotecária da Rede de Bibliotecas Municipais de Porto de Mós, Elisabete Nascimento; e a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, Helena Lourenço.

Já de regresso ao Cineteatro, foram subindo ao palco os seis apurados (cinco meninas e um menino), perante os gritos de ovação dos colegas que estavam na plateia a apoiar. Ainda antes de executarem as restantes provas, todos – incluindo o público – foram convidados a realizar uma pequena meditação de forma a ajudar os participantes a relaxar antes do grande momento. Feita a meditação, os alunos finalistas fizeram duas provas: uma de leitura e outra de argumentação, sob o olhar atento dos colegas. No fim, a ilustradora da obra além de mostrar a sua perspetiva sobre a função das ilustrações nos livros deixou um desafio: «As ilustrações são como a cara dos livros, também contam uma outra história. [Servem] Para dar mais história ao que está escrito e mais cor. Que vocês em casa possam ler as ilustrações dos vossos livros, sejam leitores visuais!», incentivou Ana Granado.

Após a deliberação do júri foi tempo de revelar os grandes vencedores. O primeiro lugar foi arrecadado por Tomás Carreira, da EB1 da Mendiga; em segundo lugar ficou Constança Frazão, da EB1 de Porto de Mós; e em terceiro Beatriz Batista, da EB1 n.º 1 de Mira de Aire. No lugar seguinte ficaram as restantes finalistas: Dalila Mouco, da EB1 de Calvaria de Cima; Mariana Gomes, da EB1 de Fonte do Oleiro; e Matilde Vieira, da EB1 de Alqueidão da Serra.

Foto | Jéssica Silva

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque