Pela primeira vez com competição feminina, o Torneio de Futsal – São Pedro 2023 parte hoje, 1 de junho, para a sua 9.ª edição. A prova vai juntar no Pavilhão Gimnodesportivo de Porto de Mós 18 equipas masculinas e, «porque a igualdade de género tem de ser aplicada em todas as situações», quatro equipas femininas, uma estreia na história da prova e uma ideia da organização conjunta do vencedor do ano passado, Associação de Pais Escola e Jardim do Juncal (APEJJ), e do finalista derrotado, União Recreativa Desportiva Juncalense (URD Juncalense), em parceira com o Núcleo de Árbitros de Futebol de Porto de Mós e o Município de Porto de Mós.
O presidente da URD Juncalense, Marco Aurélio, explica que, embora a organização parta sempre da equipa vencedora, a APEJJ convidou-os a colaborar: «No Juncal as associações trabalham em conjunto para o desenvolvimento do desporto e da freguesia». Desta «união» surgem dois objetivos: «trabalhar no desenvolvimento deste caso do Juncal e do futsal em todo o Município», mas também, face a esta ideia conjunta, «dinamizar o futsal feminino» e motivar as pessoas a «para o ano participarem mais».
Um torneio para todos os “bairros”
Dos grupos desportivos às associações culturais, a participação tem crescido de ano para ano (competiram 12 equipas em 2022). E o público nas bancadas também: «Se estiver a moldura humana que esteve no Torneio do ano passado acho que será um sucesso, esteve lá muita gente, o pavilhão quase cheio, e é importante porque depois também traz receita para as associações que estão a organizar», explica Marco Aurélio.
É nesse clima associativo que se tem dinamizado o evento ao longo dos anos, e é também por isso que, embora integrado nas Festas de São Pedro, o torneio se realiza no início do mês de junho: «Tem de ser antes, porque depois entramos na fase preparatória das Tasquinhas e o voluntariado é o mesmo, não é viável organizarmos um torneio em que as pessoas que o organizam e participam têm depois que organizar e participar nas Tasquinhas, cada uma com a sua», explica o dirigente juncalense. Mas é também esse clima associativo que lhe garante importância: «Porque dinamiza as associações, permite um convívio desportivo entre todas para as pôr a ter alguma atividade desportiva. Também divulga o futsal e demonstra um clima de união entre as associações do município, é importantíssimo por causa disso».
O calendário da prova pode ser consultado no site oficial do IX Torneio de Futsal – São Pedro 2023, sendo que a partida inaugural está agendada para as 21 horas de hoje, entre a Casa do Povo de Pedreiras e o Condestável Atlético Clube.
Foto | DR