Realizou-se no passado dia 19 de dezembro, a apresentação pública do terceiro volume da obra Apontamentos sobre a História da Batalha, da autoria do etnógrafo e investigador batalhense, José Travaços Santos. A obra editada pelo Centro do Património da Estremadura (CEPAE) numa parceria com o Município da Batalha reúne 88 artigos publicados por Travaços Santos no Jornal da Batalha nos últimos anos.

Ao longo de mais de 350 páginas, o prestigiado etnógrafo (que em 2012 recebeu o Óscar Mundial do Folclore atribuído pela União Internacional das Federações dos Grupos de Folclore) «oferece aos leitores uma visão esclarecida da história do concelho da Batalha e das suas gentes, verdadeiro repositório da nossa memória coletiva», destaca o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, no prefácio deste terceiro volume.

José Travaços Santos, 90 anos, tem décadas de trabalho de investigação na área da história local, com especial destaque para a da Batalha, e também ao nível da etnografia da Alta Estremadura.

Na coordenação editorial deste livro estiveram Adélio Amaro, atual presidente do CEPAE, e Armindo Vieira, até 2020 jornalista de O Portomosense e ainda seu colaborador.