Foram mais de 200 os ciclistas e amantes do BTT que se juntaram, no passado dia 2 de julho (o derradeiro dia das Festas de São Pedro), no Parque Verde de Porto de Mós para participarem na segunda edição do Trilho D’Fuas 2023, prova organizada pelo Centro Cultural Recreativo Dom Fuas (CCR Dom Fuas) e pela Fuas Bike Team.
Este trilho, composto por duas provas distintas – o Raid e o Miniraid – e por um passeio de BTT, atraiu ao percurso delineado pelas Serras de Aire e Candeeiros mais propriamente 219 inscrições.
Num dia em que os termómetros chegaram a superar os 30 graus, os participantes do Raid foram os primeiros a “largar”, logo pelas 9 horas, tendo percorrido uma distância de aproximadamente 60 quilómetros e enfrentado um desnível acumulado positivo de cerca de 1.400 metros. O primeiro atleta a chegar ao Parque Verde, após terminar este circuito circular, foi Diogo Almeida, da equipa Korpo Ativo/Penacova. 2h37’44’’ e uma velocidade média de 22.82 quilómetros por hora foram suficientes para levar de vencida a concorrência direta e conquistar também o primeiro posto da Geral. Daniel Silva, da RÓÓDINHAS/ Master Vantagem, e Daniel Pacheco, da dPAC -Elite, encontraram Almeida no pódio. Do lado feminino, Dora Guerra foi a grande vencedora.
Se o Raid teve início às 9 horas, o Miniraid não tardou muito a “rodar”. Cinco minutos depois, os ciclistas arrancaram em direção a um percurso relativamente menor (30 quilómetros) e com um desnível acumulado positivo aproximado de “apenas” 800 metros. Nesta categoria, venceu Diogo Venda, da Team Ribeirense/Fuas Bike Team, com um tempo total de 1h40’02’’567 e uma velocidade média de 23.99 quilómetros por hora. Barros, d’Os Fincadas URD Juncalense e Ruben Cordeiro, da Team Ribeirense/Fuas Bike Team, cortaram a meta em seguida.
Já nas E-bikes, em 2h31’10’’628, Filipe Martins, da AFC, venceu a sua categoria de forma tranquila, tendo-se afastado sem grandes problemas do segundo classificado, Adelino Correia, da Fuas Bike Team, e de Rui Rito (sem equipa).
Do lado feminino, Dora Guerra, dos Batalha Bikers, foi a grande vencedora do Raid, ao passo que Patrícia Rosa (sem equipa) levou para casa a medalha de “ouro” ao bater Anabela dos Santos, da Pedal d’Encaixe, e Rita Patrocínio, da FisioBatalha, no Miniraid. Na prova destinada a bicicletas equipadas com motor elétrico, houve apenas inscrições de participantes masculinos.
No final da prova, e à suposta hora de entrega dos prémios, que teve que ser antecipada devido ao calor que se fazia sentir em Porto de Mós, o responsável máximo pelas etapas, António Trovão, mais conhecido por Tony Trovão na região, dirigiu-se ao microfone d’O Portomosense com palavras de satisfação com esta prova inserida no Troféu de Porto de Mós e avançou que a mesma, para o ano, voltará, mas em «versão asfalto».
Foto | Fuas Bike Team