Alcobaça e Caldas da Rainha são os dois municípios que vão receber a edição de 2024 do Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), originalmente previsto realizar-se na Coreia do Sul. Em comunicado, a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) revela que o certame, «um dos maiores eventos do mundo nesta área», a decorrer entre 16 e 20 de setembro do próximo ano, em formato híbrido, foi relocalizado para as duas cidades do distrito de Leiria, escolhidas pela sua «forte identidade e tradição no que toca a cerâmica».
O evento terá como tema A Cerâmica nos Países Mediterrâneos e, de acordo com um comunicado da AIC, pretende dar especial ênfase à azulejaria, «espelho da cultura portuguesa», com duas exposições agendadas: uma dedicada à cerâmica nacional e uma internacional dedicada ao tema do congresso. Além das exposições, o congresso incluirá ainda atividades como uma visita a Lisboa, para conhecer o Museu Nacional do Azulejo e a Fundação Calouste Gulbenkian, e a realização de dois percursos, «um pré-tour e um pós-tour, onde o objetivo será explorar a ligação especial à cerâmica de várias cidades» do território português; e vai ser também palco para a Assembleia Geral da academia, aberta à participação de membros de qualquer parte do mundo.
Recorde-se que a AIC foi fundada em 1952, com o objetivo de estimular a cooperação internacional entre profissionais da área da cerâmica em vários países. Já a AptCVC é constituída por 22 municípios portugueses, tendo como membros integrantes, no distrito de Leiria, os concelhos de Porto de Mós, Batalha, Alcobaça, Leiria e Caldas da Rainha.
Foto | CM Alcobaça