A União de Freguesias (UF) de Alcobaça e Vestiaria está a promover, até ao final do mês, uma campanha de angariação de fundos que visa apoiar famílias carenciadas, sinalizadas pela Rede Social da qual fazem parte «300 famílias (cerca de 650 pessoas)», não só da freguesia como do Município de Alcobaça e de outros concelhos vizinhos, revela a presidente da UF de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca.
Nesta campanha, a Junta pretende angariar agasalhos quentes para o inverno (para crianças, jovens e adultos), calçado (feminino e masculino) e cobertores (roupa de cama, lençóis e edredões). «Neste momento, estamos a sentir muita falta desse tipo de produtos, agasalhos principalmente, para crianças e jovens», especifica. Apesar de esta campanha recair neste tipo de donativos, Isabel Fonseca ressalva que quem quiser poderá entregar outro tipo de doações, igualmente necessárias, como «outro tipo de vestuário, produtos de higiene (como champô, gel de banho, escovas e pasta de dentes), móveis e brinquedos» que já não utilizem.
Até ao momento foram recolhidos «12 cobertores e cerca de 20 quispos e casacos para crianças», contudo, este número ainda não dá para colmatar as necessidades existentes, pelo que a campanha se irá prolongar, como explica a autarca: «Inicialmente pensávamos que até ao final de fevereiro conseguiríamos recolher algumas coisas mas não conseguimos, de todo, ainda para fazer face às necessidades e, portanto, vamos alargar até ao final do mês de março». «Normalmente as pessoas no inverno dão a roupa que é de verão e no verão dão a roupa que é de inverno, portanto as que deixam de servir. Andamos sempre aqui um bocadinho desencontrados e é normal que depois a meio das estações tenhamos necessidade de algumas coisas», justifica.
Desta Rede Social faz parte «a Ação Social da Câmara Municipal, as IPSS e todas as instituições da freguesia que apoiam famílias». Neste contexto, a presidente da UF de Alcobaça e Vestiaria garante que é feito um «cruzamento de dados» pelo que «nunca são feitas entregas em duplicado». «A entrega é feita tendo em conta as necessidades de cada instituição da Rede, mas também do público em geral, numa questão de reutilização e não só na questão da carência, portanto aquilo que sobra pomos à disposição de qualquer pessoa. Há até bastantes jovens que valorizam imenso essa reutilização, que trazem roupa que já não usam e que depois levam roupa que temos», afirma.
A entrega dos donativos pode ser feita na sede e na delegação da Junta de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h30.
Com Rita Santos Batista