A urgência ginecológica e obstétrica do Centro Hospitalar de Leiria encerrou esta sexta-feira e só deverá reabrir portas pelas 9 horas de segunda-feira. Grávidas serão, novamente, encaminhadas para Coimbra.
O mês de agosto está a ser caótico no Hospital de Santo André. Depois deste serviço de urgência ter estado fechado durante cerca de duas semanas e de ter sido reaberto segunda-feira, 19 de agosto, as notícias para as grávidas da região não são positivas. Em caso de necessidade, serão transportadas para Coimbra.
De acordo com a RTP, o motivo do encerramento prende-se com “a falta de médicos especialistas em número suficiente para assegurar as escalas em época de férias de verão”.
Recorde-se que os oito municípios que integram a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL), entre os quais se encontra Porto de Mós, estão já no terreno para encontrar uma solução que vise melhorar os cuidados de saúde e de emergência médica.
Para tal, está a ser criado um “Focus Grupo Independente e com experiência clínica e emergência médica, com a missão de elaborar propostas de melhoria dos serviços de urgência da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, correspondendo a políticas de saúde focadas na melhoria da organização, funcionamento, acesso e respostas aos utentes”, tal como explica a entidade em comunicado de imprensa.