A Unidade de Saúde Familiar Novos Horizontes (USF) deverá iniciar em breve a sua atividade em modelo B depois de ter sido homologada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro) a sua passagem a este modelo funcional e organizacional mais exigente para os profissionais de saúde mas que proporciona também outro tipo de compensações, nomeadamente, salariais.
A decisão foi tomada pelo conselho diretivo da ARS Centro, em reunião realizada a 15 de junho e tornada pública a 30 do mesmo mês. Agora, falta apenas a assinatura do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, uma mera formalidade num processo iniciado há vários meses por parte da equipa da USF.
Em janeiro deste ano um despacho conjunto do Ministério das Finanças e do Ministério da Saúde autorizava a criação de 28 novas USF-B até ao final do primeiro semestre e a nível local havia a expectativa de que a Nova Horizontes depois de passar, com êxito, as auditorias técnicas a que foi sujeita, pudesse estar entre elas, o que agora se confirma.
O arranque da atividade sob o novo modelo está, então, para breve. Contudo, as negociações para a contratualização da nova carteira de serviços terá início mais tarde e só depois disso é que haverá lugar a incentivos pela produtividade para médicos, enfermeiros e secretários clínicos.
A USF Novos Horizontes foi criada em 2018 e serve os cerca de 10 mil utentes (41,7% do total do concelho) inscritos nas unidades do Juncal, Pedreiras e Calvaria de Cima. Conta com seis médicos, seis enfermeiros, cinco secretárias clínicas, dois internos de formação específica e alunos de enfermagem.
Foto | Bruno Fidalgo Sousa