Na reunião de Câmara do passado dia 21 de janeiro, o executivo municipal aprovou, com a abstenção dos dois vereadores do PS, a Conservação da Extensão de Saúde de Pedreiras – Abertura de Procedimento de Concurso Público. A empreitada tem um valor base de 207 500 euros e o presidente da Câmara, Jorge Vala, explica a O Portomosense no que vai consistir: «Aquilo que vamos fazer é uma intervenção na totalidade do edifício, na parte que agora é utilizada, mas também na parte de baixo». Depois de remodelada, a nova extensão de saúde terá gabinetes e salas para as várias valências e um «ascensor que ligue o piso 0 à cave, uma preocupação para garantir a mobilidade a pessoas com mobilidade reduzida». De acordo com o autarca, o objetivo é «garantir uma comodidade diferente, quer aos profissionais, quer aos utentes» das Pedreiras. Jorge Vala considera ainda que o investimento vai permitir «uma intervenção profunda» que permitirá «com certeza adequar aquele espaço por forma a garantir as melhores condições».
De recordar que este foi um projeto pedido, na altura, pelo à data diretor da Unidade de Saúde Familiar Novos Horizontes (USF), Leonel Santos, «no sentido de adaptar e adequar aquele espaço às necessidades da USF e também para dar resposta ao compromisso feito para com os profissionais de saúde». A adaptação foi já feita nas duas outras extensões da USF, no Juncal já no mandato autárquico anterior, e na Calvaria de Cima, «recentemente concluída».

O projeto, inicialmente elaborado pelos técnicos do Município em conjunto com o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, não recebeu parecer positivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), documento fundamental para a autarquia se poder candidatar a fundos comunitários. «A ARSC entendeu que esse projeto não era válido e fez um em tudo idêntico àquele que tínhamos [previamente] elaborado. Mas isso são águas passadas e tudo foi ultrapassado», afirma o presidente, ressalvando sempre a importância desta obra para se conseguirem melhores condições para a população e para os profissionais daquela extensão de saúde.