A Valorlis está a desafiar a população dos concelhos de Porto de Mós, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Ourém a participar no concurso, dinamizado pela empresa de tratamento de resíduos, Reutilizar Poesia, Reciclar Palavras. O objetivo, de acordo com nota da empresa enviada à nossa redação, é «despertar a população para a importância da reciclagem através da expressão literária». Podem participar todos os maiores de 10 anos, residentes nos concelhos de abrangência da Valorlis, podendo cada participante submeter até dois poemas, subordinados aos temas Ambiente, Reciclagem e Sustentabilidade. Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 12 de setembro, acompanhados da ficha de inscrição, que tal como o regulamento do concurso, está disponível no site da Valorlis.

Citada no comunicado enviado ao nosso jornal, a administradora executiva, Marta Guerreiro, afirma que se pretende «criar e consolidar hábitos de escrita, promover e valorizar a poesia como expressão literária e incrementar boas práticas de separação e reciclagem junto da população», acrescentando ainda que «associar a reciclagem à poesia e à escrita permite incrementar as boas práticas da separação junto de um público mais vasto».

Os trabalhos serão avaliados por um júri, que vai escolher os três melhores. Os vencedores serão revelados em data ainda a anunciar.