As ondas de solidariedade entre as comunidades do concelho de Porto de Mós já não são estranhas para ninguém. Sempre que a causa justifica, são inúmeros os exemplos de eventos levados a cabo por empresas, movimentos associativos, poder local ou até mesmo grupos mais – ou menos – anónimos de populares. E este fim de semana não é exceção.
Para amanhã, dia 12 de abril, está agendado um baile solidário inspirado na década de 80 no Salão Paroquial de Pedreiras, a partir das 21h30. A noite nostálgica organizada pelo Rotary Club de Porto de Mós, pelos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós e pela Comissão de Pais do Centro Escolar de Pedreiras conta com o apoio da Junta de Freguesia de Pedreiras, do Município de Porto de Mós, do restaurante Dom Abade, da Paróquia de Pedreiras, da Ourivesaria Sousa e do Restaurante Pires e Prato. A entrada no baile tem um custo de 5 euros, que reverte a favor das causas apoiadas no evento. Os fundos serão distribuídos pelos organismos. No caso do Rotary Club, segundo a responsável Olga Silvestre, o valor servirá para apoiar bolsas de estudo a jovens de ensino superior carenciados, já no caso dos soldados da paz, a verba angariada servirá para a aquisição de pelo menos sete equipamentos de proteção individual. Por fim, para a associação de pais, o valor que se lhes destinar será utilizado na compra de equipamentos para o recreio. A noite conta com animação proporcionada pela banda Gerador e pelo DJ Kevin. Quanto a este evento, Olga Silvestre refere também que serão atribuídos prémios a quem for “vestido à época”, sendo que o júri escolhido decidirá as três melhores indumentárias.
E a onda solidária não fica por aqui. No sábado, dia 13, tem lugar na Bezerra um evento organizado por um grupo de amigos e familiares de Cristiana Lourenço, freguesa que no dia 30 de dezembro do ano passado viu a habitação onde vivia com o esposo e dois filhos danificada pelas chamas. Os fundos revertem, neste caso, para a reconstrução da casa e também para a reposição do seu recheio. O grupo já tinha realizado um convívio com a mesma finalidade em Pombal, mas, segundo o irmão da lesada, Daniel Lourenço, devido à distância «muitos familiares e colegas não conseguiram estar presentes». Desta feita, o grupo reuniu-se de novo, organizando um jogo de futebol e uma aula de zumba a partir das 15 horas no Campo de Futebol da Bezerra, que contará com bifanas e bebidas, e será seguido de um jantar no Salão de Festas da localidade. A animação, ao longo da noite, ficará a cargo de Tomix e Crazy Night Dj’s. O jantar tem um custo de 10 euros, valor que reverte a favor da causa.