Foto: Isidro Bento

As ruas da vila de Porto de Mós voltam a receber mais uma edição do Natal Encantado, com a oferta de inúmeras atividades e animações para miúdos e graúdos, e assim desta forma contribuem também para a animação do comércio local.

A partir do dia 7 de Dezembro, será o arranque da programação que inclui algumas novidades que, segundo o vereador da Cultura, Eduardo Amaral, “passam pela alteração do conceito e procurar trazer uma maior dinâmica para dentro da Aldeia de Natal”.

Todos os fins de semana haverá um conjunto de iniciativas temáticas que irão começar pela Aldeia das Traquinices (7 e 8 de dezembro), seguindo-se o Stock In (14 e 15), Sabores de Natal (21 e 22), Artes d’Avó (28 e 29), e encerrará com o Cantar das Janeiras no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

A perspetiva é criar uma “Aldeia” temática com todos estes temas e com um conjunto de workshops que irão funcionar no espaço criado no exterior e também no Cine-Teatro, local que será aproveitado todos os fins de semana para fazer um conjunto de espetáculos focados nas crianças.

Além de toda esta programação, haverá ainda o “Pinheiro de Natal” que será distribuído pelas lojas aderentes e que é decorado pelas crianças das escolas e lares do concelho. Este ano, as instituições da vila sede do concelho foram desafiadas a receber uma exposição itinerante com os muitos postais de Natal das edições anteriores do concurso levado a cabo pela autarquia.

A “Casa do Pai”, na “Aldeia de Natal”, será um espaço privilegiado para criar uma maior dinâmica dentro da perspetiva da “Aldeia”, com diversos workshops, com temas que passam pela música, recuperação e transformação de materiais.

A Associação de São Miguel, vai levar a cabo um grande desfile de Pais Natal solidário, em que os participantes são desafiados a levar um bem para doar à Loja Social.
Na decoração, a iluminação das ruas foi igualmente renovada, trazendo figuras que simbolizam esta época do ano.