O Pavilhão Gimnodesportivo do Juncal está há cerca de 13 anos sem manutenção? Joaquim Santiago, um dos moradores da freguesia, defende que sim, Eduardo Amaral, vice-presidente da Câmara e vereador do Desporto, garante que não.
Na última reunião de Câmara pública, que teve lugar precisamente na vila do Juncal, Joaquim Santiago interveio no período dedicado ao público para, entre outros problemas locais, falar da alegada falta de manutenção do pavilhão gimnodesportivo ao longo dos seus cerca de 13 anos de existência. De acordo com o munícipe, aquela infraestrutura foi alvo de um assalto há mais de um ano tendo resultado daí, entre outras, fechaduras e portas rebentadas, «que nunca mais foram arranjadas, estando tudo tal e qual». Por outro lado, «no bar, a tinta está a desfazer-se» e, segundo ouviu dizer «as torneiras dos balneários também precisam de ser substituídas».
«Como toda a gente sabe, o Juncalense tem 13 equipas a jogar e por isso vem gente de todo o concelho e de todo o distrito assistir aos jogos e, portanto, acho que é uma boa oportunidade para conservar o pavilhão e dar uma boa imagem do Juncal a quem nos vista», defendeu.
Em resposta, Eduardo Amaral, começou por dizer que ao munícipe estavam «a escapar alguns dados». E que dados são esses? As várias intervenções levadas a cabo naquele espaço ao longo dos anos tanto pela Câmara como pela Junta de Freguesia.
«Não sei se se lembra mas já fizemos a reparação do piso porque estava impraticável e substituímos a caldeira que estava estragada e não trabalhava. No exterior substituímos toda a iluminação com a colocação de lâmpadas led. Por sua vez, a Junta tem substituído torneiras e feito a manutenção de chuveiros além de outros arranjos», disse esclarecendo, ainda, que aquando do assalto «o presidente da Junta denunciou em tempo oportuno a situação à GNR e depois este e o vereador Marco Lopes procuraram solução para o problema nomeadamente em termos de substituições [de peças danificadas ou destruídas] e no reforço da segurança, o que está a ser feito».
«Se me disser que existe um problema na parte exterior do pavilhão ou que estão mosaicos a cair, concordo. Nós sabemos disso mas para que tudo fique resolvido temos também de intervir no monte. [Quanto ao interior] Sabemos também a carga que o pavilhão tem e felicitamos o Juncalense pelo facto de disponibilizar a jovens e não jovens uma oferta desportiva, mas há coisas que têm a ver com o uso de quem utiliza e quanto a isso, e já o temos falado com a Junta, é necessário fazer uma intervenção muito mais próxima de acompanhamento porque há muita gente que não sabe utilizar o espaço público e que estraga e isso é que não pode acontecer», afirmou.
Em suma, Eduardo Amaral garante que tanto a Câmara como a Junta têm investido no pavilhão, seja em manutenção, seja na procura da gestão eficaz dos seus vários espaços e garante que isso vai continuar a acontecer. «O Pavilhão Gimnodesportivo do Juncal embora esteja sob a gestão da Junta de Freguesia é visto por nós como municipal e nessa medida a Câmara continuará a zelar para que este possa cumprir sempre os fins para que foi construído», assegurou o vice-presidente.