Cinco golos marcados e quatro sofridos. Foi este o resultado que colocou a União Recreativa e Desportiva (URD) Juncalense na fase final da Taça do Distrito de Leiria pelo quinto ano consecutivo, deixando, no Dia da Liberdade, o Peniche Amigos Clube (PAC) pelo caminho.
Os homens de azul e branco entraram muito agressivos na partida e marcaram cedo os dois primeiros golos, ambos por intermédio de Daniel Morgado, mas rapidamente se deixaram empatar e ainda permitiram a reviravolta no marcador antes do intervalo. «Começámos muito bem o jogo, a dominar claramente, e depois, por erros próprios, concedemos a oportunidade ao PAC de dar a volta ao jogo», assumiu a O Portomosense o presidente, e também técnico da URD Juncalense, Marco Amaro.
A segunda parte foi igualmente agitada. O capitão e “filho da terra”, João Grazina, voltou a fazer mexer o marcador, ao apontar o 3-3, mas os homens do emblema de Peniche voltaram à vantagem pouco depois. Valeu aos visitados o apoio incondicional das centenas de adeptos que acorreram e quase lotaram o Pavilhão Municipal do Juncal, empurrando a sua equipa para o 4-4 (novamente João Grazina) e para o tento que sentenciou a partida, anotado por Micael Fernandes. A equipa de Peniche apostou no guarda-redes avançado, mas não conseguiu quebrar a coesa barreira defensiva liderada por Emanuel Silva.
«No global, acho que passou a equipa que mais fez por isso e que mais qualidade apresentou, apesar da qualidade do PAC, que foi um digno vencido», acrescentou Marco Amaro. O principal responsável pelo futsal juncalense fez questão de assinalar nova presença na Final Four da Taça do Distrito, «um dos objetivos traçados no início da época», elevando o feito com a aposta na formação. Oito dos 15 atletas da equipa A são oriundos das camadas jovens do clube.
A próxima fase da competição decorre entre 20 e 21 de maio e será disputada no Pavilhão dos Pousos. À URD Juncalense juntam-se Chãs, Martingança e o vencedor do encontro entre Gaeiras e União da Serra.
Foto | Luís Vieira Cruz