Pelo quinto ano consecutivo, a Rosários 4 e a designer Filipa Carneiro vão apresentar, no dia 13 de junho, um novo modelo do Xaile de Santo António, a que este ano deram o nome Namorico. A empresa, sediada em Mira de Aire, vai disponibilizar um tutorial gratuito no seu site, o documento ficará também disponível na plataforma Raverly (dedicada a quem faz tricô e croché) e a designer publicará, no seu canal de Youtube, vídeos do passo-a-passo para a elaboração do modelo.

Quem quiser tricotar o xaile em “comunidade” tem duas oportunidades online para o fazer, no grupo de Facebook Xaile de Santo António 2021 – Namorico e no programa semanal Knit for a Happier World, transmitido todas as sexta-feiras, às 17 horas, no Youtube.

Os Xailes de Santo António da Rosários 4 nasceram em 2017, quando a empresa lançou o modelo Alfama. Devido ao sucesso que obteve, o Dia de Santo António passou a ser sinónimo do lançamento de um tutorial para um novo modelo. Depois de Alfama, houve Bailarico e Fadista, chegando, então, este ano o Namorico.

A Rosários 4, produtora de fios de tricô, croché e arraiolos, disponibiliza no seu site, diversos tutoriais para roupas de bebé e criança, homem, mulher e peças de decoração. O mais recente é um fato de banho em croché, a que foi dado o nome de Cocktail, também com o design de Filipa Carneiro. O tutorial foi disponibilizado no site da empresa, em três tamanhos diferentes, sendo explicado – como em todos os outros tutoriais – quais as linhas e as agulhas mais indicadas para que o trabalho saia como esperado.