A importância da educação ambiental

6 Abril 2025

Nos dias de hoje deparamo-nos com situações ambientais que não podemos descurar e que são urgentes de se resolverem. Os problemas são globais, mas, devemos intervir de forma local quer seja nas questões da degradação dos ecossistemas, da poluição ou das alterações climáticas. Em Portugal, a educação ambiental assume um papel crucial na sensibilização das novas gerações de forma a compreenderem a importância de salvaguardar o planeta e adotar práticas sustentáveis. A questão que se coloca é se estaremos a fazer o suficiente para que toda esta temática seja integrada não só no sistema educativo, mas também na sociedade?

A educação ambiental não se resume a uma educação formal unicamente sobre conceitos teóricos de ecologia. O processo terá de ser algo contínuo que consiga alterar mentalidades e alcançar comportamentos responsáveis.

Contudo, nas escolas, este ensino deveria ser mais do que um complemento ocasional e deveria estar presente de forma estruturada ao longo de todo o currículo. Apesar de já existirem iniciativas como o programa Eco-Escolas, ainda há crianças que crescem sem uma verdadeira consciência ambiental. Por outro lado, para que a educação ambiental seja eficaz, é preciso que seja participativa e prática. Isso sugere que hortas pedagógicas, projetos de reciclagem ou visitas a reservas naturais ajudem a compreender as implicações da destruição do ambiente. Os professores, por seu turno, devem estar devidamente capacitados para abordar este conhecimento de forma apelativa enquanto tentam desenvolver o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos em soluções sustentáveis.

No entanto, a educação ambiental não deve ficar restrita às escolas. É crucial que a população adulta seja também alvo de campanhas e programas de sensibilização. Portugal tem dado passos importantes nesse sentido, com as limitações no uso do plástico, investimento em formas mais ecológicas de transportes, etc. Ainda assim, há muito a fazer se quisermos garantir que a sociedade como um todo adote práticas sustentáveis. A efetivação de políticas públicas desempenha um papel crucial nesse processo, se forem adotadas políticas ambientalmente positivas a evolução será mais rápida e ampla.

Além disso, os meios de comunicação social devem ser aliados na disseminação de boas práticas ambientais, ajudando a criar uma cultura de responsabilidade ecológica.
A educação ambiental deve ser uma prioridade, na sociedade em geral e no ensino. Só com um compromisso verdadeiro e contínuo poderemos garantir um futuro mais sustentável para as gerações futuras. Preservar o ambiente não é apenas um dever, mas uma necessidade para
a nossa própria sobrevivência, a Terra não precisa de nós, mas, nós precisamos da Terra.