O mês de dezembro chegou, trouxe consigo a já esperada atmosfera natalícia e também os irrecusáveis convites para olharmos para o que tem sido 2024 e para fazermos projeções para 2025. É, portanto, tempo de ter tempo para olhar para dentro, aprender com o que correspondeu às nossas expectativas e com o que as defraudou evoluindo. 2024 foi um ano carregado de desafios.
Foi um ano de guerras, crises económicas, políticas e sociais, mas o mundo não parou. Na nossa esfera, que é a jornalística, fomos sentindo alguns destes impactos. Se a sorte por diversas vezes nos visitou, o azar também nunca se fez de rogado na hora de nos bater à porta. Foi, portanto, um ano de resiliência, de superação e de constante necessidade de adaptação.
Mas o nosso rumo sempre esteve traçado e nem os dias mais sombrios nos desviámos. Para isso, muito contribuíram aqueles que continuam a acreditar em nós. Temos a felicidade de contar com milhares de leitores e de assinantes, com mais de uma centena de parceiros formais ou informais e com duas dezenas de colaboradores voluntários que continuam a dar um pouco de si em prol do jornalismo local. O apoio de todos, sem exceção, é crucial para que este projeto se mantenha de pé, mas para quem cá está dentro todos os dias traz algo mais. Chamemos-lhe uma recompensa psicológica.
É por sabermos que as nossas páginas vão ser lidas e que a nossa rádio vai ser escutada que fazemos o que fazemos por gosto. Se quem o faz dessa forma não cansa? Isso pode ser altamente debatível. Mas é também na força dos que vêm de fora, com o sentido de ajuda e de crença naquilo que por cá se vai fazendo, que encontramos forças para travar o cansaço.
2024 trouxe desafios, mas também oportunidades. Foi um ano de forte aposta na digitalização d’O Portomosense – um duro processo de modernização que, finalmente, está praticamente concluído – e da Rádio Dom Fuas, que cumpriu um sonho antigo: o de cobrir, passados 38 anos, todo o concelho de Porto de Mós, chegando agora às 10 freguesias e ainda concelhos e distritos limítrofes, graças às suas três frequências (100.1 / 98.5 e 91.9).
Aproveitemos, agora, o que nos resta de 2024, e deixemos 2025 para 2025, ano que marcará o início de um novo capítulo na nossa história.
Obrigado, Portomosenses, e Boas Festas!