Catarina Correia Martins

Festas de São Pedro, aqui vamos nós!

24 Jun 2022

Depois de dois anos de pausa, eis que temos Festas de São Pedro aí à porta. É já este sábado que arranca o maior certame do concelho, a festa que traz à vila de Porto de Mós milhares de visitantes de toda a região e até de outros pontos do país. O programa variado, assim como as diversas atividades, conquista públicos muito diferentes e de todas as faixas etárias. Resta saber se a COVID-19 amedronta ainda as pessoas, que estarão mais cautelosas perante a multidão, ou apenas aguça a sua vontade de viver e por isso teremos umas Festas tão ou mais preenchidas do que nos restantes anos.

Quanto a nós, O Portomosense e Rádio Dom Fuas, vamos acompanhar tudo “ao minuto”. Estaremos no local para fotografar e trazer-lhe à próxima edição do jornal tanta informação quanta possível, atualizaremos as nossas redes sociais e a rádio terá um estúdio montado em pleno recinto das Festas, estúdio esse que poderá ser visto e visitado por todos aqueles que por lá passarem. Além disso, todos os dias, entre as 20 e as 22 horas, haverá programa em direto, com intervenções de vários pontos do recinto e com entrevistas em direto aos vários intervenientes nas Festas. Assim, todos os que não possam estar presentes, podem acompanhar-nos nesta viagem de nove dias, quer no rádio, quer através da internet, na emissão online.

Vão ser dias (e noites) longos para nós, jornalistas e colaboradores da Cincup, porém sabemos que estamos a fazer serviço público, a chegar a quem não pode mover-se ou, por algum motivo, não pode estar na sua terra, junto das suas gentes. Ser jornalista num órgão de comunicação local é isto, é fazer serviço de proximidade, é levar às pessoas aquilo que de melhor (ou não tanto) se faz na sua terra, é dar-lhe aquela informação que não encontram em mais sítio nenhum. É esse o nosso propósito e é com esse fim que trabalhamos, diariamente, na redação e fora dela.

Sabemos que não chegamos a todo o lado, que não noticiamos tudo tudo tudo, não está ao nosso alcance. Sabemos que nem sempre agradamos a todo o público, mas saímos todos os dias de consciência tranquila, sabendo que demos o melhor de nós e que fizemos tudo da melhor forma que sabíamos e com a mais pura das intenções. Escrevemos aquilo que achamos que as pessoas precisam de ler, sem fugir à verdade dos factos. Escrevemos sobre o que achamos mais relevante, dentro do que sabemos e conhecemos. Tentamos estar em cima do acontecimento e, apesar de termos uma regularidade quinzenal na versão impressa, esforçamo-nos para que a informação pertinente chegue às pessoas o mais rapidamente possível, muitas vezes através dos canais digitais ou dos noticiários da rádio.

Estas Festas não serão exceção. Durante nove dias, ininterruptamente, O Portomosense e a Rádio Dom Fuas estarão a funcionar. Umas vezes de dia, outras de noite, na maior parte das vezes de dia e de noite. Umas vezes com a redação completa, outras com “serviços mínimos”. Tudo para que os nossos leitores e ouvintes possam estar nas Festas, mesmo quando não estiverem.

Share This