A Câmara Municipal da Batalha vai proceder à transferência de competências nas Juntas de Freguesia com o objetivo de «promover a eficiência da gestão e os ganhos de eficácia dos recursos em áreas de intervenção» como asfaltamentos, construção de muros, requalificação de estradas e qualificação de espaços públicos, refere uma nota de imprensa da autarquia, adiantando que, no total, estão previstos «mais de 400 mil euros» para investir nesse âmbito. Segundo considera o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, esta transferência deve-se à «forte confiança e ao trabalho relevante» que as diversas equipas dos executivos das freguesias do concelho «se encontram a realizar».

O autarca acredita que esta alteração irá garantir uma «maior rapidez e celeridade» quanto à resolução de alguns dos problemas que existem nas freguesias e que, defende, «urge solucionar». Nesse sentido, está previsto que as empreitadas relativas às intervenções nas vias de comunicação sejam «executadas» diretamente pela Câmara Municipal, por forma a garantir «maior celeridade nos processos de contratação pública». Segundo esclarece a mesma nota, as intervenções a realizar, como por exemplo os arruamentos das freguesias, foram «previamente concertadas» com os presidentes das juntas.

Os contratos seguem agora para apreciação da Assembleia Municipal para que este órgão se pronuncie sobre os documentos em causa.