A Associação Desportiva Portomosense sopra hoje 50 velas, um marco histórico numa também histórica coletividade do nosso concelho. Dado curioso, caros leitores, é que a ADP é, como muitos de vós já são, e que me perdoem os restantes, uma filha de Abril que só sabe o que é viver em Liberdade.
Ao longo de meio século, centenas de atletas passaram pelos seus “quadros” e tiveram a oportunidade de honrar a sua camisola. Eu até fui um deles, embora a minha falta de jeito para a bola seja… mais ou menos pública. Mas o ponto é que este não é apenas uma casa para craques.
Cresci a olhar para a ADP como um clube para todas e para todos. Isto porque, por experiência própria, sei os valores que se tentam incutir à catraiada.
Há muito mais que futebol, andebol, futsal, karaté ou natação na vida (para fazer jus a todas as modalidades que o clube tem ou já teve).
O desporto permite-nos – ou ouso dizer, obriga-nos – na melhor das hipóteses, a desenvolver um certo espírito de equipa, de sacrifício, uma vontade de querer fazer mais e melhor, por nós ou pelos companheiros, para que juntos possamos chegar mais além.
Nestes últimos 50 anos nem tudo terá sido positivo. É meio século de altos e baixos, de apostas ganhas e ao lado, de várias reformulações, entradas e saídas de dirigentes, técnicos e atletas. Enfim… Têm sido cinco décadas idênticas às de muitos outros emblemas. Mas o que fica é mesmo o caráter formador, particularidade dos emblemas do concelho, que provou “n” vezes que pode perfeitamente andar de mãos dadas com o sucesso desportivo.
Nesta edição, tentámos recolher o maior número de dados possíveis a nível de palmarés, tarefa que se provou árdua devido à falta de registos exatos de muitos deles. Em termos futebolísticos sabemos, por exemplo, que foram 19 os troféus conquistados só em futebol, e o vigésimo pode muito bem estar a caminho já no próximo dia 1 de junho.
Veremos se a Taça do Distrito da Associação de Futebol de Leiria volta a Porto de Mós.
Portanto, muitos parabéns, ADP, e toda a sorte para dia 1, mas sobretudo para os próximos 50 anos de vida.