Susana Laranjeiro já lançou o livro Quando o Amor Transforma e agora, o seu novo projeto (em conjunto com o marido), embora não seja um livro, pretende também transformar através da Natureza. A primeira atividade do Centro de Aprendizagem Pé Descalço – assim se chama o projeto – vai ter um conjunto de iniciativas e a primeira está marcada já para o próximo  domingo, dia 15 de maio, a Playgroup em família. «Sou formada em Educação Social e sempre tive um gosto especial pela parte educativa seja de crianças, seja de adultos», começou por explicar. Susana Laranjeiro vive com o marido e os filhos em Penedos Belos, na freguesia de São Bento, e foi precisamente na sua propriedade que criou este centro de aprendizagem: «Temos um espaço muito propício a encontros porque vivemos numa aldeia no meio da Natureza, temos uma quinta com mais de 30 animais e começaram-nos a procurar porque partilhávamos algumas atividades que fazíamos aqui com os nossos filhos», conta.

Surgiu assim a ideia de Susana Laranjeiro de, além de fazer «ensino doméstico» com os seus filhos, «trazer outras famílias para a aldeia». Esse será o mote principal desta primeira atividade, o Playgroup em família. «A ideia é trazer as pessoas à Natureza, porque tem muitos benefícios para as crianças e para os adultos, e estimular a interação entre pais e crianças, porque na verdade as crianças têm muitas atividades mas só para os miúdos, a ideia aqui é juntar os pais e haver uma relação mais próxima entre eles». Nesta atividade haverá «dinâmicas entre famílias, sessão sensorial e mindfulness, contacto com os animais e música ao vivo», especifica Susana Laranjeiro. A pandemia obrigou-nos a fecharmo-nos em casa e por isso, acredita a educadora, é ainda mais importante este contacto com a Terra: «Precisamos de voltar atrás, reconectar à Terra, que tem um grande poder de cura. Precisamos de colocar as crianças na Natureza, é na Natureza que conseguimos aprender imensas competências, respeitar o outro, respeitar o mundo que nos envolve», frisa. O nome Pé Descalço vem mesmo deste propósito: «O nosso corpo reflete-se no nosso pé e a ideia é colocarmos os pés na Terra, sem meias, sem sapatos. Às vezes vamos colocando muitas capas por cima e, no fundo, temos é que despir coisas para viver mais o momento, para sentir e desfrutar de uma coisa que é gratuita que é a Natureza e que nos pode trazer muitas coisas boas».

Para já este centro de aprendizagem funciona apenas a título pessoal, mas Susana Laranjeiro não nega que seria bom desenvolver algumas parcerias: «Temos uma casa que serve para este tipo de projetos e para já vamos fazê-lo sozinhos, mas claro que todas as ajudas são bem-vindas». A adesão a esta primeira iniciativa, a Playgroup em família, tem sido positiva, «sobretudo por pessoas de fora» do concelho: «Há muitas pessoas à procura deste tipo de sessões porque há muitas atividades para crianças, mas como já tinha dito, não envolvem os pais e aqui a ideia é eles interagirem no meio da Natureza», refere.