Início » Rodas D’Aço garantiu quase 700 refeições solidárias durante as Festas de São Pedro

Rodas D’Aço garantiu quase 700 refeições solidárias durante as Festas de São Pedro

25 Julho 2023
Isidro Bento

Texto

Partilhar

Isidro Bento

25 Jul, 2023

A operação, inédita a nível local, envolveu mais de 30 pessoas e quase outras tantas instituições, revelando-se um sucesso. Durante os nove dias em que decorreram as Festas de São Pedro houve uma autêntica mas, discreta, guerra ao desperdício alimentar, com impacto real na vida de mais de meio milhar de famílias de todo o concelho.

Zero Desperdício Alimentar, o projeto idealizado e montado pela associação Rodas d´Aço Motor Clube, da Tremoceira, permitiu que os alimentos que sobravam, diariamente, da atividade das tasquinhas fossem transformados em refeições solidárias distribuídas depois por cada Junta de Freguesia às famílias mais vulneráveis. Nesta ação solidária foram doadas 683 refeições (algumas que foram, inclusive, cozinhadas para o efeito) num total de 239 quilos de alimentos recolhidos nas 14 tasquinhas que aceitaram o desafio.

Depois de uma primeira experiência bem sucedida em Alcobaça, em 2019, a Rodas d´Aço Motor Clube desafiou o Fundo Social dos Funcionários da Câmara, o Município, as associações presentes nas tasquinhas e as Juntas a ajudarem a montar e tornar real idêntico projeto durante as Festas de São Pedro. O desafio foi aceite entrando em campo uma vasta equipa que deu corpo a uma operação logística nunca experimentada a nível local mas que beneficiou e aprendeu muito com aquilo que acontecera no concelho vizinho há quatro anos.

Começou-se com a apresentação aos responsáveis das tasquinhas, a quem foi explicado como tudo se iria processar caso quisessem aderir. Mais tarde, foi-lhes distribuído um kit composto por 60 cuvetes de 750 mililitros e 20 de um litro, etiquetas de identificação, autocolantes para selar as cuvetes e sacos de transporte. Tudo tão afinado quanto possível a uma ação que decorre pela primeira vez, iniciou-se, então, a guerra ao desperdício alimentar com uma forte marca solidária.

Cada tasquinha, no final da noite, havendo excedente alimentar, acondicionava-o nas respetivas cuvetes e depois contactava os voluntários da Rodas d´Aço Motor Clube para fazerem a recolha. Estes, por sua vez, acondicionavam os sacos na carrinha frigorífica que tinham no certame e no dia seguinte faziam a entrega na Junta respetiva (mediante calendário estabelecido previamente) que, por sua vez, os distribuía pelas famílias vulneráveis que haviam sido identificadas em coordenação com o gabinete de Ação Social da Câmara.

Em declarações ao nosso jornal, Rodrigo Silva, que dá a cara pelos 21 voluntários da associação que estiveram envolvidos neste projeto, mostra-se bastante satisfeito com o êxito do projeto e destaca dois pormenores: «Esteve envolvida muita gente mas foi um trabalho “por detrás das cortinas”, tudo muito discreto, como é o ideal, porque o que interessa é que as ações falem por si. Registo, ainda, com arado, a coesão que se gerou entre as entidades envolvidas. Todos foram voluntários e pelo voluntariado conseguimos distribuir 683 refeições por pessoas que de outra forma dificilmente conseguiriam provar as iguarias das Festas de São Pedro».

Foto | Rodas D’Aço

Publicidade

Este espaço pode ser seu.
Publicidade 300px*600px
Half-Page

Primeira Página

Em Destaque