Água é vida

11 Abril 2025

Celebrámos no passado dia 22 de março, o Dia Mundial da Água e para assinalar esta data, nada como relembrar a importância da Água na nossa Saúde.

A água é o principal constituinte do corpo humano, ocupa mais de metade do nosso peso e dependemos do seu consumo para sobreviver. É por isso que é fundamental ingerir água e manter um bom estado de hidratação, mesmo sem sede. Se dúvidas houvesse, basta olhar para a Roda dos Alimentos, em que atualmente a água se encontra ao centro, o que mostra que deve ser consumida regularmente.

Ela é essencial a muitas das funções vitais do nosso corpo, como a regulação da temperatura, a digestão, a circulação sanguínea e formação de urina. Sem água, órgãos como o coração e os rins deixariam de funcionar. Diariamente bebemos água, em bebidas (na sua forma natural, sumos, chás, leite, etc.) ou através de alimentos (frutas, sopas, etc.). Mas a sua perda também é constante: pela urina, pelas fezes, pelo suor e até pela respiração. Estas perdas devem ser recompensadas, evitando a desidratação.

A sede é o primeiro sinal de desidratação e de que o corpo já apresenta falta de líquidos. Se não houver reposição de água, a urina tem cor amarelo escuro e é em menor quantidade, a boca, pele e olhos ficam secos, a transpiração diminui, há fraqueza muscular, cansaço e até tonturas.

A ingestão de água não é igual para todos: em média, deveríamos ingerir cerca de 30ml por kg de peso, o que no caso de um adulto de 50kg corresponde a 1,5L (através da ingestão de líquidos e da alimentação). Esta deve aumentar quando há prática de atividade física, mais calor, febre, vómitos e diarreia. As mulheres a amamentar também devem beber mais líquidos do que o habitual e no caso de idosos e crianças, o risco de desidratação é sempre maior.

O consumo de refrigerantes, bebidas açucaradas e álcool não só está fora das contas para o volume total de água a ingerir como ainda pode agravar a desidratação. Devemos, por isso, ingerir água à refeição e evitar este tipo de bebidas.

Mas o que fazer quando nos esquecemos de beber este líquido tão precioso e nunca temos sede (mea culpa, eu sou um desses casos!)? Reparta o consumo de água ao longo do dia, use uma aplicação ou ponha um alarme no telemóvel que o relembre que está na hora de beber água, opte por chás ou águas aromatizadas com fruta, citrinos, hortelã ou menta, em vez de uma grande garrafa, distribua o que tem de beber em copos, aumente o consumo de frutas e legumes e tenha sempre água perto de si.

É de pequeno que se vão adquirindo estes hábitos mais saudáveis: transmita-os às suas crianças, dê o exemplo e hidrate-se! Não esqueçamos que ÁGUA É VIDA!