David Matos

Segunda Idade do Bronze

Não desvirtuando os méritos advindos da liga metálica de cobre e estanho que revolucionou a metalurgia e a sociedade há cerca de 5 000 anos, este texto nada tem a ver com história ,e muito menos com esse tipo de bronze. Por oposição, em vez do toque frio do metal,…

Read More

O donut social

Na minha última crónica, falei das divisões fomentadas pelas bolhas algorítmicas, que transformam as redes sociais em florestas com milhares de tribos ideológicas, onde primatas premium teimam em não trocar ideias entre si, apenas acusações. Continuemos a reflexão…

Read More

Estupidez artificial

Um dos temas que tem dominado as discussões de carácter tecnológico nos últimos meses é o bicho-papão da inteligência artificial, essa grande e misteriosa caixa-negra destruidora de criatividade, criadora de discórdia, comedora de ganha-pãos, rainha dos primeiros…

Read More

O ruído do silêncio

Porventura a minha mocidade não se enquadra no cliché temporal que se segue, mas aqui vai: no meu tempo, a juventude portomosense era mais dada à música. Era frequente surgirem projetos, ideias, sons em tons diatónicos. Ter uma banda era sinónimo de prestígio, mesmo…

Read More