A Câmara Municipal da Batalha vai disponibilizar computadores e ligação à Internet para que alunos do concelho sem acesso a essas ferramentas possam acompanhar o ensino à distância. São 90 os aparelhos com acesso à Internet adquiridos pelo Município destinados a alunos do Agrupamento de Escolas, num investimento de 90 mil euros.

A autarquia informa que, na sequência de um levantamento feito, há no concelho 82 crianças e jovens sem computador ou táblete com acesso à Internet. Os dados recolhidos permitiram também detetar que existem ainda alunos que, tendo em casa esses dispositivos, têm de os partilhar com irmãos ou outros familiares em teletrabalho.

Amanhã, mais de 1,3 milhões de alunos retomam as atividades letivas, depois das férias da Páscoa. As escolas vão continuar fechadas até ao final do ano letivo devido à pandemia da COVID-19, mantendo-se em aberto a possibilidade dos alunos de 11.º e 12.º regressarem às aulas, mas essa é uma decisão que ainda não foi tomada pelo Governo.

Já o apoio pedagógico através da emissão televisiva, que vai servir de apoio à matéria lecionada à distância, arranca no canal da RTP Memória na próxima semana, a 20 de abril. Os exames nacionais, por sua vez, mantêm-se, mas os alunos só vão realizar os exames que se destinam a servir para ingressar no ensino superior.